Sauternes

Esse é o vinho de sobremesa mais famoso de Bordeaux, e um dos mais apreciados no mundo inteiro!

Os vinhos da denominação de origem Sauternes são produzidos no sudoeste da França, em Graves, sendo que existem 5 distritos autorizados a produzi-los: Sauternes, Barsac, Bommes, Fargues e Preignac.

Cerca de 80% dos vinhedos da região de Sauternes são ocupados pela uva Sémillon, a alma deste vinho, acompanhada de Sauvignon Blanc e Muscadelle.

Os métodos rigorosos de produção desse vinho, apreciado no mundo todo, incluem colheita manual de uvas super maduras, atingidas pelo fungo Botrytis Cinerea. Para aproveitar ao máximo o benefício que a podridão nobre traz à fruta, os produtores realizam a colheita bago por bago, na medida em que murcham, iniciando esse processo em setembro, e, muitas vezes, só conseguindo conclui-lo em novembro.

Esse fungo, ao atacar as uvas, perfura sua pele, proporcionando grande perda de água, deixando o sumo da uva com uma concentração, ainda maior, de açúcar e sabores.

Alguns historiadores do vinho relatam que os produtores de Sauternes mantinham em segredo a influência do fungo em seus vinhos, acreditando que isso pudesse depreciá-los. Somente a partir do século 18 a prática de usar uvas nobremente apodrecidas passou a ser abertamente assumida, e Sauternes passou a rivalizar com outros vinhos produzidos de maneira semelhante, como o húngaro Tokaji.

Nos anos em que a podridão nobre não se desenvolve, os produtores de Sauternes, muitas vezes, produzem vinhos brancos secos com a denominação de origem Bordeaux AOC.

Um vinho denominado Sauternes deve ter um nível mínimo de 13% de álcool, mas não há regulamentação sobre a quantidade exata de açúcar residual que o vinho precisa ter. Os tamanhos mais comuns de garrafas de Sauternes são 750 ml, 500 ml e 375 ml.

A cor deste vinho é suntuosa, com um tom de ouro envelhecido, que evolui, com o tempo, para âmbar. Falando em tempo, esse é um dos mais longevos vinhos, que, em safras excepcionais, pode evoluir por mais de um século na garrafa!

O aroma de Sauternes é normalmente muito complexo e intenso, com frutas exuberantes, notas florais, toques de mel e de cera de abelha, especiarias e amêndoa. Sauternes é um vinho encorpado e aveludado, refinado e elegante, com um equilíbrio perfeito entre doçura e acidez, e com um final muito longo.

Durante os aperitivos, Sauternes é uma ótima escolha para acompanhar queijos fortes e azuis, tipo Gorgonzole e Roquefort, e também para acompanhar foie gras. Já na hora da sobremesa, é a combinação perfeita para pudim, e seus “primos” creme brûlée e crème caramel. Também harmoniza muitíssimo bem com sobremesas à base de frutas não ácidas, como creme de papaia. Quer se surpreender? Aprecie o sofisticado Sauternes com um caseiro doce de abóbora!

E, para desfrutar o melhor potencial de um Sauternes, sirva-o bem gelado.

E divirta-se, porque Sauternes é pura diversão!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.