Pomerol

Pomerol é a menor área de produção de vinho na região de Bordeaux. Mas, como diz o ditado, é nas menores embalagens que estão os melhores perfumes! Ou os melhores vinhos, por que não?

Os vinhos rotulados como Pomerol estão entre alguns dos mais famosos vinhos tintos do mundo! A tradição vem de muito longe. O cultivo das videiras, nesse local, teve início com os romanos, tendo sido perpetuado pelos Cavaleiros Hospitaleiros da Ordem de São João de Jerusalém, durante a Idade Média.

Os vinhos de Pomerol nem sempre foram consenso, apesar de tamanha tradição. Essa região mal era reconhecida, até meados do século 20, mas mesmo assim conseguiu destacar-se, e hoje é uma das denominações de origem mais reverenciadas do mundo.

A 40 km da cidade de Bordeaux, indo para o leste, Pomerol não é um local de grandes castelos, como as regiões vizinhas, e, sim, uma comuna simples e muito encantadora, um vilarejo onde vivem cerca de 800 pessoas.

Essa é uma denominação que produz exclusivamente vinhos tintos, com Merlot como principal casta, responsável pelo caráter, sensualidade e elegância dos vinhos de Pomerol.

Os 813 hectares de videiras de Pomerol, que representam apenas 0,7% da região de Bordeaux, dividem-se em 80% de Merlot, 15% de Cabernet Franc e 5% de Cabernet Sauvignon.

Reconhecidos pela grande longevidade, os vinhos de Pomerol podem envelhecer muito bem por até mais de 30 anos.

Os aromas mais frequentemente associados a esses vinhos são violetas, frutas silvestres vermelhas e trufas (não as de chocolate, mas sim aquelas iguarias subterrâneas de sabor delicioso, utilizadas na alta gastronomia).

A produção de Pomerol, de aproximadamente 4,5 milhões de garrafas por ano, divide-se em cerca de 40% para consumo na França, e 60% destinados à exportação.

Pomerol pode ser um vinho mais robusto do que os outros vinhos de Bordeaux, com uma exclusiva qualidade aveludada. O terroir de Pomerol propicia a colheita mais precoce de toda a região, e, em alguns anos, a colheita antes do período de chuvas faz com que Pomerol produza os melhores vinhos de toda a região de Bordeaux! Consequentemente, os melhores vinhos de todo o mundo, na opinião de alguns especialistas.

Esse é um vinho para ser servido entre 15 ou 17°C, e que harmoniza perfeitamente bem com carnes nobres servidas junto a molhos gastronômicos, com queijos como Camembert e Brie, e com pratos à base de cogumelos.

A alta demanda por vinhos de Pomerol, somada à pequena produção da região, fez com que esses se tornassem vinhos caros. No entanto, alguns produtores atuam com preços mais acessíveis. É possível encontrar boas oportunidades para conhecer e apreciar esses vinhos tão famosos!

Se você é um apaixonado por vinhos, deguste e desfrute Pomerol. Fica a dica...!

Para encerrar, se quiser conhecer outras regiões vinícolas ao redor do mundo, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.