Vale dos Vinhedos

Um dos mais preciosos legados da imigração no Brasil! Localizado na Serra Gaúcha, colonizado por italianos, a maioria vinda da região de Trento, e do Vêneto. Assim é o Vale dos Vinhedos!

A região, que já havia alcançado o status de Indicação de Procedência em 2002, foi reconhecida como uma Denominação de Origem, a pioneira dos vinhos no Brasil, em 2012. Isso significa que é uma região vinculada a um produto com qualidade diferenciada, conforme a Lei da Propriedade Industrial nº 9.279/1996.

No Vale dos Vinhedos, encontramos diferentes vinhos reconhecidos pelo conselho regulador da região:

 Tintos

Os tintos rotulados com a denominação Vale dos Vinhedos podem ser varietais de Merlot (com um mínimo de 85% de presença da uva), ou cortes com pelo menos 60% de Merlot, com teor alcoólico mínimo de 12°.

As outras variedades autorizadas para os vinhos tintos são Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat.

 Brancos

Esses vinhos podem ser varietais de Chardonnay (com pelo menos 85% da uva), ou cortes de no mínimo 60% Chardonnay e no máximo 40% Riesling Itálico, com graduação alcoólica mínima de 11°.

 Espumantes

Brancos ou Rosés, podem ser produzidos com as uvas Chardonnay e Pinot Noir como principais (60% no mínimo), além da Riesling Itálico como auxiliar para corte, nas versões nature, extra-brut e brut.

O único método de produção admitido é o tradicional, no qual a segunda fermentação acontece na garrafa, no mesmo modelo dos tradicionais Champagnes.

Em todos os casos, 100% das uvas devem ser procedentes da área demarcada do Vale dos Vinhedos, e não é permitido uso de chips ou lascas de carvalho durante o processo de envelhecimento.

Entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos apresenta as quatro estações do ano bem definidas, alterando até as tonalidades das paisagens, que variam do verde da primavera ao vermelho do outono.

Vale a pena conhecer o Vale dos Vinhedos pessoalmente, pelas paisagens apaixonantes, pelos vinhos interessantes, e pela hospitalidade dos moradores!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.