Beaujolais

O nome desse vinho deve-se à pequena província francesa de Beaujolais, ao norte de Lyon. E pronuncia-se como se fosse “bul-jo-le”.

Beaujolais oficialmente é parte da Borgonha, mas seu clima tem características mais parecidas com a região do Vale do Rhône. Para entender melhor as regiões vinícolas da França, clique aqui.

Os vinhos de Beaujolais são produzidos com a uva Gamay, de pele fina e poucos taninos. Mas essa única cepa dá origem a diferentes vinhos:

 Beaujolais, denominação reconhecida desde 1937, seus vinhos têm sabor frutado, cor brilhante e boca macia.

 Beaujolais Village, somente metade dos 2.500 produtores da região estão autorizados a produzir os vinhos dessa denominação, que apresentam uma cor intensa com reflexos cereja ou grená, com aromas de frutas vermelhas onde dominam o cassis e o morango.

 Crus de Beaujolais, esses são os melhores vinhos de Beaujolais, na opinião de alguns especialistas no assunto. Ao todo, são dez terroirs diferentes: Saint Amour, Juliénas, Chénas, Moulin -à- Vent, Fleurie, Chiroubles, Morgan, Régnié, Côte de Brouilly e Brouilly. Esses vinhos costumam ser lançados um ou dois anos após a colheita, e ainda podem se desenvolver muito bem por alguns anos na garrafa.

 Os vinhos de Beaujolais têm a fama de serem extremamente versáteis na harmonização, e são tão charmosos que podem fazer parte de uma refeição informal, ou de um jantar de gala.

 Mas e o famoso Beaujolais Nouveau?

A 3ª quinta-feira do mês de novembro é conhecida internacionalmente, no mundo do vinho, pelo lançamento da safra anual de Beaujolais, com o rótulo Beaujolais Nouveau. Esse é um vinho produzido em menos de 10 semanas por meio de um processo chamado de maceração carbônica, e é próprio para ser bebido jovem, potencializando seu caráter fresco e frutado. São vendidas, anualmente, mais de 65 milhões de garrafas de Beaujolais Nouveau, ao redor do mundo, em meio a um verdadeiro frenesi. Destas, 12 milhões são de Beaujolais Nouveau Village, ideal para quem gosta de um pouco mais de estrutura e profundidade.

Os próprios franceses consomem quase 2/3 dos vinhos de Beaujolais. E, como eles têm fama de que entendem de vinho, que tal experimentar um Beaujolais?

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.