Moscato D'Asti

O Moscato d’Asti é um vinho típico da região do Piemonte, e do qual os italianos têm muito orgulho, com razão.

Esse é um vinho reconhecido como uma DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) desde 1993.

Elaborado com a uva Moscatel, muito aromática, o Moscato d’Asti é um vinho leve, frutado e extremamente agradável. Seus aromas remetem a pêssegos e damascos, com notas de sálvia, limão e flor de laranjeira.

São as vinhas de Moscatel que fazem a paisagem do sul do Piemonte inesquecíveis. Ao todo, 52 municípios, divididos nas províncias de Alessandria, Asti e Cuneo, estão autorizados a cultivar as uvas e rotular seus vinhos como Moscato d’Asti, desde que sigam os rígidos regulamentos do Conzorcio dell’Asti D.O.C.G., responsável por essa legislação.

O Moscato d’Asti é um vinho frisante, e não um espumante. Sem passar por uma segunda fermentação, é menos gaseificado, tem menos pressão, e, consequentemente, menos espuma. 

O método de produção, conhecido como “Método Asti”, consiste em fermentação em tanques pressurizados, capazes de manter preso ao vinho o gás liberado na fermentação.

O frisante Moscato d’Asti não deve ser confundido com o Asti Spumante, um espumante produzido na mesma região. Para ler mais sobre as semelhanças e diferenças entre espumantes e frisantes, clique aqui.

A cor de um Moscato d’Asti é palha bem brilhante, e sua espuma é fina e persistente. Mas o que realmente caracteriza o Moscato d’Asti como um vinho único são a intensidade do componente aromático, a doçura harmoniosa e refrescante, a vitalidade, e o baixo teor alcoólico, entre 4,5 e 6,5°.

O Moscato d’Asti de colheita tardia já apresenta uma cor mais dourada, um aroma mais carregado de especiarias, um sabor que lembra o favo de mel, e um maior teor alcoólico.

Por ano, são produzidas cerca de 25 milhões de garrafas dos vinhos Moscato d’Asti, e 75% delas vão para os mercados de exportação.

Este é um vinho incrível para ser harmonizado com frutas frescas, e também com sobremesas à base de frutas. E é uma excelente pedida para acompanhar o tradicional panetone com frutas cristalizadas.

Sirva um Moscato d’Asti entre 6 e 8°C. É assim que ele estará revelando o melhor que ele tem a oferecer.

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.