Napa Valley

Não é de hoje que o Napa Valley produz vinho. A primeira vinícola comercial estabeleceu-se, no Vale do Rio Napa, estado da Califórnia, em 1861.

Mas se um único evento tiver que ser escolhido para marcar a importância da região no mundo do vinho, esse evento é a Degustação de Paris, em 1976. Em uma degustação às cegas, os Cabernet Sauvignon e os Chardonnay do Napa Valley foram confrontados com os melhores franceses de Bordeaux e Borgonha, e o prêmio coube aos americanos.

De lá para cá, nunca mais o Vale do Napa foi o mesmo. Foi oficialmente reconhecido no sistema americano de regulamentação, em 1981, o número de vinícolas cresceu exponencialmente, e os vinhos estão cada vez melhores.

Mas, apesar da fama internacional, essa é uma região bem pequena, com apenas 1/8 da área plantada de Bordeaux, por exemplo. E 95% das vinícolas são empresas familiares.

Uma grande pesquisa entre 2001 e 2003 resultou no estudo The Science Behind the Napa Valley Appellation (A Ciência por trás da denominação Napa do Vale), que detalha a influência da geologia, dos solos, do clima e da topografia sobre esses vinhos, comprovando o efeito único do terroir sobre os vinhos do Vale do Napa.

Dentro da denominação Napa Valley existem 16 subregiões: Atlas Peak, Calistoga, Chiles Valley District, Coombsville, Diamond Mountain District, Howell Mountain, Los Carneros, Mount Veeder, Oak Knoll District of Napa Valley, Oakville, Rutherford, Spring Mountain District, St. Helena, Stags Leap District, Wild Horse Valley, e Yountville.

O conceito de sustentabilidade está fortemente arraigado na produção vitivinícola do Vale do Napa. Ao longo da história, produtores do Vale do Napa tem desenvolvido programas como Napa Green Land e Napa Green Winery. Atualmente, por exemplo, já são mais de 80 vinícolas utilizando energia solar.

E, quem acha que Napa Valley é somente Cabernet Sauvignon e Chardonnay, ledo engano. Apesar de serem as mais plantadas e notórias, o Vale do Napa tem muitas surpresas. De “A”, de Albariño a “Z”, de Zinfandel, são mais de 30 diferentes variedades de uva no Vale do Napa.

Para aventurar-se pelos vinhos do Napa Valley, eis algumas sugestões:

 os mundialmente famosos Cabernet Sauvignon
 os ricos e encorpados Chardonnay
 os leves e frescos Sauvignon Blanc
 os sedutores Pinot Noir
 os maduros e aveludados Merlot
 os picantes Zinfandel

Se um dia for possível, já pensou então degustá-los nas próprias vinícolas do Napa Valley? É um programa muito comum para quem visita a região, e boa parte das vinícolas está muito bem preparada para isso.

E, se quiser ler mais sobre os vinhos americanos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.