Barossa

Esse é o lar de alguns dos mais emblemáticos vinhos australianos, com paisagem pontuada por pitorescas igrejas de pedra.

Apesar de Barossa ter sido fundada por um inglês da Marinha Mercante, chamado George Fife Angas, essa é uma região com forte influência alemã, e com uma história de vitivinicultura que remonta ao ano de 1842.

Em Barossa, a produção de vinho é mais do que uma atividade econômica; é um estilo de vida, que passa de geração para geração.

A denominação Barossa compreende Barossa Valley e Eden Valley. Nessa região, cerca de 750 vinhedos fornecem uvas de qualidade para mais de 170 vinícolas, de diferentes portes.

O clima mediterrâneo de Barossa produz vinhos tintos encorpados e brancos delicados.

A Shiraz é a grande estrela de Barossa, com vinhos tintos reconhecidos internacionalmente. Normalmente os Shiraz de Barossa são encorpados, com fruta madura, taninos macios, e acidez equilibrada. Uma curiosidade: algumas das vinhas de Shiraz mais antigas do mundo estão, justamente, em Barossa!

Entre os tintos, também são surpreendentes os famosos cortes GSM, formados por Grenache, Shiraz e Mourvèdre, e os Cabernet Sauvignon, ricos, frutados e com taninos macios.

Nos brancos, a Riesling cultivada em Eden Valley tornou-se um clássico australiano, com vinhos secos e cítricos. Mas outras variedades brancas tradicionais do Barossa incluem a Sémillon e a Chardonnay, por exemplo.

Nos últimos anos, os produtores de vinho de Barossa têm introduzido com sucesso novas variedades, como Viognier, Tempranillo, Zinfandel e Marsanne.

Mesmo em uma cultura que preza pela divulgação do nome das cepas, e não do terroir, a denominação Barossa é um patrimônio da Austrália, e um motivo de orgulho para o povo australiano. Que tal tranformá-la, também, em um motivo de prazer, na sua próxima aventura pelo mundo dos vinhos?

E, se quiser ler mais sobre vinhos australianos, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.