Vinho Verde

Muita gente não sabe, mas Vinho Verde é uma denominação de origem. E esses vinhos, chamados Verdes, podem ser brancos, rosés e tintos.

A atual Região dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, com altitude inferior aos 700 metros, na zona conhecida como “Entre-Douro-e-Minho”. Os seus limites geográficos estão definidos pela natureza:

 a norte, o rio Minho que estabelece parte da fronteira com a Espanha

 a sul, o rio Douro e as serras da Freita, Arada e Montemuro

 a leste, as serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão

 a oeste, o Oceano Atlântico

A área coberta pelas vinhas de Vinho Verde corresponde a 15% do total da área vitícola portuguesa. Estima-se que existam mais de 25 mil viticultores e cerca de 600 engarrafadores, que juntos são responsáveis pela produção de mais de 85 milhões de litros de vinho por ano, abastecendo aproximadamente 80 mercados de exportação, principalmente EUA, Alemanha e França.

Existem, ao todo, 47 castas permitidas na produção de Vinhos Verdes, mas as que estão autorizadas a serem mencionadas com destaque, no rótulo, são as brancas Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal, Fernão Pires, Loureiro e Trajadura, e as tintas Amaral, Borraçal, Espadeiro, Padeiro e Vinhão, além da Touriga Nacional, somente no caso dos rosés.

(Se quiser ler sobre Alvarinho, clique aqui. Ou então, sobre Touriga Nacional, aqui.)

Essas uvas, tipicamente portuguesas, são um dos segredos do caráter único e específico dos Vinhos Verdes. Por outro lado, tamanha variedade contribui para a distinção de sub-regiões, que são nove, no total: Amarante, Ave, Baião, Basto, Cávado, Lima, Monção e Melgaço, Paiva, e Sousa.

E como são, afinal, os Vinhos Verdes? Refrescantes, joviais, leves, florais, muito secos, ácidos e ligeiramente frisantes. A maioria deles são vinhos brancos (86%), mas também podem ser tintos (10%) e rosés (4%), sendo que a produção de espumantes iniciou-se em 1999, e, embora ainda pequena, Vinho Verde é tida como uma promissora região para esse tipo de vinho.

Os Vinhos Verdes brancos têm paladar único, são muito aromáticos e ideais para acompanhar saladas, mariscos, peixes, aves, carnes de porco e gastronomia oriental. Os tintos são boas opções para bacalhau, cabrito e cordeiro, e os rosés são excelentes pedidas para aperitivos em geral.

Deu água na boca? Para aproveitar ao máximo, preste atenção às temperaturas ideias de serviço: 8 a 12°C para os brancos, 10 a 12°C para os rosés, e 12 a 15°C no caso dos tintos.

Uma curiosidade: além de vinhos, é possível encontrar outros produtos também rotulados na denominação Vinho Verde, como Aguardente Vínica de Vinho Verde, Aguardente Bagaceira de Vinho Verde, e, até mesmo, Vinagre de Vinho Verde!

Para entender, ainda mais, sobre Vinhos Verdes, clique aqui. E, para ler mais sobre a produção de vinhos em Portugal, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.