Frascati

Frascati foi um dos primeiros vinhos italianos a ser oficialmente reconhecido pelo sistema de denominação de origem.

É o vinho mais famoso da região do Lazio, na Itália. A comuna de Frascati, que dá nome aos vinhos dessa denominação de origem, fica a apenas 25 km de distância de Roma, capital da Itália.

Essa é uma região de solo vulcânico rico em potássio. Aqui encontramos uma encosta suave e o clima mediterrâneo, caracterizado por chuvas fortes durante o inverno e verão quente e seco, com uma agradável brisa do mar que atenua o calor. É sob essas condições que a biodiversidade local se desenvolve, e os vinhos Frascati evoluem, safra após safra.

Com uma história de 3.000 anos de vitivinicultura, a região viu a reputação do nome Frascati cair, no final do século 20. Felizmente, isso ficou para trás. Graças a um esforço concentrado dos produtores locais, a quantidade está dando lugar à qualidade, e em 2011, o Ministério da Agricultura reviu a legislação da denominação, e ainda concedeu o status de DOCG, a mais alta classificação de qualidade, para dois vinhos da região.

Desde então, os vinhos Frascati são assim classificados:

 Frascati DOC, um vinho jovem, com muito frescor e de marcante acidez, além de intenso aroma floral. Pode ser produzido como vinho tranquilo ou espumante.

 Frascati Superiore DOCG, encorpado e elegante, com fortes aromas frutados, sobretudo na versão “Riserva”, que prevê um período de 12 meses de amadurecimento em madeira.

 Cannellino di Frascati DOCG, um vinho de sobremesa, com uvas de colheita tardia e parcialmente secas, com cor intensa e sabor característico e envolvente. Se quiser ler mais sobre colheita tardia, clique aqui.

Em todos os casos, a composição do vinho, desde a mudança na legislação, deve obedecer a um percentual mínimo de 70% de Malvasia. Mais especificamente, Malvasia Bianca di Candia ou Malvasia del Lazio, também conhecida como Malvasia Puntinata. Para ler mais sobre Malvasia, clique aqui.

O corte da Malvasia pode ser feito com Bellone, Bombino Bianco, Greco Bianco e Trebbiano, e complementado com outras variedades brancas, desde que cultivadas na região do Lazio.

Se você já conhecia os vinhos Frascati, precisa revisitá-los, para conferir o quanto estão mudando. Se você ainda não os conhecia, está mais do que na hora.

Experimente harmonizar com um espaguete à carbonara. Ou então, com alcachofras, que têm fama de difíceis, mas dizem que esse é um dos poucos vinhos a dominá-las. Se for Frascati Spumante, vá de coquetel de camarões. E, se for Cannellino di Frascati, sirva-o com melão Orange, e surpreenda a todos.

Para encerrar, se quiser ler mais sobre vinhos italianos, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.