Colares

Colares fica em Sintra, localizada no distrito de Lisboa. Junto ao Oceano Atlântico, é onde está situado o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental de toda a Europa continental.

A área demarcada para a produção dos vinhos desta denominação compreende as freguesias de Colares, São João das Lampas e São Martinho.

Algumas peculiaridades da denominação Colares:

 Essa é a menor região produtora de vinhos tranquilos em todo o país.

 Foi oficialmente reconhecida como Denominação de Origem Controlada há mais de 100 anos, em 1908.

 A pressão urbanística de Lisboa, uma das áreas mais populosas da União Europeia, é uma ameaça para a região vitícola de Colares, que vem resistindo bravamente, por enquanto. Esperamos que para sempre.

 Os solos onde estão instaladas as vinhas da denominação de origem são de areia de duna, em parte semelhantes à areia da praia.

 O fato de as vinhas estarem em chão de areia, a vários metros do solo, salvou a produção de Colares, da praga da filoxera, que atingiu milhares de vinhas em toda a Europa.

Assim como a maioria dos charmosos vinhos portugueses, os vinhos de Colares são provenientes de castas autóctones, ou seja, nativas da região. E podem ser tanto tintos, como brancos.

 Como são os tintos Colares?

O vinho tinto de Colares é produzido de acordo com técnicas muito tradicionais, e dificilmente produz-se mais do que 20.000 garrafas por ano.

É composto por pelo menos 80% de uvas da casta Ramisco, podendo ser complementado por outras cepas, principalmente Molar e João Santarém. Seu amadurecimento deve ser de, no mínimo, 18 meses em madeira, seguidos de 3 meses de envelhecimento em garrafa.

Quando jovens, esses vinhos têm a cor rubi. Mas após 6 ou 8 anos em garrafa, aparece o acastanhado, e o vinho ganha uma complexidade aromática surpreendente, com notas de frutos secos como pinhão. O teor alcoólico desse vinho não pode ser inferior a 10°, mas raramente ultrapassa os 11,5°.

 E os brancos Colares?

A produção dos brancos é ainda menor, com uma média anual que fica por volta de apenas 15.000 garrafas.

A principal cepa é a Malvasia, também em uma participação mínima de 80% no corte.

De cor citrina, os vinhos brancos de Colares apresentam um aroma fresco com gosto de fruta, e que melhora com a idade. Esse vinho, antes de ser comercializado, estagia 6 meses em madeira, e 3 meses em garrafa.

Poucos são os lugares mais românticos que Sintra, em Portugal. Esse já é um bom motivo para experimentar um vinho produzido nessa região, como o Colares. Mas na realidade, motivos para degustar Colares, não faltam.

E se quiser saber mais sobre os maravilhosos vinhos de Portugal, clique aqui

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.