Adelaide Hills

Adelaide Hills, no Sul da Austrália, fica a cerca de 20 minutos da cidade de Adelaide. É uma região muito pitoresca, especialmente no outono, estação de colheita de uvas. Os vinhos, aliás, são excepcionais.

É uma denominação reconhecida oficialmente, desde 1998. Fazem parte de Adelaide Hills as sub-regiões de Lenswood e Picadilly Valley.

Em Adelaide Hills estão alguns dos vinhedos de maior altitude da Austrália, entre 400 e 600 metros acima do nível do mar. Manhãs nebulosas, chuvas de montanha e baixas temperaturas fazem as uvas de Adelaide Hills amadurecerem lentamente, tornando-as capazes de produzir vinhos nítidos e elegantes.

Os vinhos de Adelaide Hills são moldados pelo frio das altas altitudes, pela alta pluviosidade, pela mudança das estações, e pela habilidade e paixão de seus enólogos.

Adelaide Hills é um local de vistas deslumbrantes, diferentes aldeias, vinhedos e campos abertos.

Aqui, videiras foram plantadas, pela primeira vez, em 1839. Mas a maioria dos vinhedos existentes surgiu no final da década de 1970. Atualmente, são mais de 90 vinícolas, na região. E Adelaide Hills produz uma grande variedade de interessantes vinhos:

 Sauvignon Blanc: a região está produzindo alguns dos melhores exemplos da variedade na Austrália. Normalmente os vinhos são frescos, perfumados e aromáticos.

 Chardonnay: espere por vinhos complexos e elegantes, com bons níveis de acidez.

 Riesling: cultivada em toda a extensão de Adelaide Hills, produz vinhos com boa capacidade de envelhecimento, nas zonas mais frias.

 Pinot Noir: a região é a líder na produção dessa uva no sul da Austrália, onde encontrou um enorme potencial de desenvolvimento.

  Espumante: quantidades substanciais de Pinot Noir e Chardonnay cultivadas em Adelaide Hills são usadas na fabricação de vinho espumante. Como se poderia esperar, o estilo é refinado, e o sabor é longo e persistente.

Essa é, sem dúvida, uma das mais bonitas regiões vinícolas da Austrália. Só isso já seria motivo suficiente para conhecê-la. Só que, além disso, os vinhos são também espetaculares! Que tal?

E, para saber mais sobre os vinhos australianos, clique aqui.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.