Carmignano

Carmignano é uma comuna italiana de 12.000 habitantes, localizada no norte da Toscana, a cerca de 20 km de distância da Florença.

Esses vinhos vêm de vinhedos cultivados em colinas que ficam ao redor da cidade de Florença. Esse é um local de vinhos tão tradicionais quanto prestigiados. Na Roma Antiga, foram homenageados por ninguém menos que Júlio César!

Carmignano foi, teoricamente, o primeiro vinho italiano a ser protegido legalmente, recebendo uma denominação de origem, em um documento de 1716, assinado pelo Grão-Duque Cosme III de Médici. Esse documento inclusive respalda, para alguns historiadores, a possibilidade de Carmignano ter sido a primeira denominação de origem do mundo!

De fato, Carmignano é um dos mais importantes vinhos italianos DOCG (denominação de origem controlada e garantida), a mais alta classificação da Itália. Esse status foi alcançado em 1990, de maneira retroativa à safra de 1988.

Além do reconhecimento histórico de produção de vinhos de qualidade, Carmignano entrou para a história por ser o lar de algumas variedades de uva diferentes das normalmente encontradas no resto da Toscana. O vinho produzido em Carmignano é muito distinto de outros vinhos da Toscana.

Carmignano foi o primeiro vinho toscano a ver misturadas a Sangiovese, típica variedade da região, com Cabernet Sauvignon, que tem crescido nas ensolaradas colinas de Carmignano há mais de cinco séculos.

É a presença de Cabernet Sauvignon que faz com que os grandes tintos de Carmingnano sejam requintadamente únicos. Segundo a legislação, os DOCG Carmignano são produzidos com um mínimo de 50% de Sangiovese, e as outras cepas permitidas são Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Canaiolo Nero, Canaiolo Bianco, Trebbiano Toscano, Malvasia del Chianti, entre outras.

Esses vinhos são envelhecidos, obrigatoriamente, por 2 anos, sendo um deles em barris de carvalho ou castanheiro. Para serem rotulados como “Riserva” devem envelhecer por 3 anos, 2 deles em madeira. O amadurecimento é um dos fatores que contribuem para a estrutura, suavidade e elegância desse saboroso vinho.

A denominação Carmignano compreende, além dos vinhos DOCG, vinhos classificados como DOC, que são produzidos em menor proporção, e que são divididos da seguinte forma:

 Barco reale di Carmignano, um vinho tinto jovem e acessível, em geral um corte de Sangiovese e Canaiolo, sem período obrigatório de envelhecimento.

 Rosato di Carmignano, um vinho rosé produzido com Sangiovese e Cabernet Sauvignon, por meio de sangria. Para ler sobre esse método de produção, e também sobre outras formas de se produzir vinho rosé, clique aqui.

 Vin Santo di Carmignano, um vinho de sobremesa delicado, produzido principalmente com a Trebbiano, e em quantidades muito limitadas.

 Vin Santo di Carmignano Occhio di Pernice, o vinho de sobremesa, na versão tinto claro.

A diversidade do vinho é tão grande, que até nos aprofundando dentro da Toscana, temos muito, muito a conhecer, e a degustar!

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.