Montrachet

Essa é a jóia da coroa dos vinhos brancos da Borgonha. Em Montrachet são produzidos alguns dos vinhos mais caros e raros do mundo, muitas vezes considerados como a expressão máxima da casta Chardonnay.

Por ano, costumam ser menos de 200 mil garrafas rotuladas levando a denominação Montrachet impressa.

Essa é uma denominação da Borgonha, e é classificada como uma Grand Cru Appellation. Grand Cru é um termo que indica um excelente potencial de qualidade para os vinhos produzidos a partir desses vinhedos.

A origem dos vinhos de Montrachet remonta à Idade Média, mas foi a partir do século 17 que eles realmente ganharam vida. O reconhecimento oficial da região veio em uma legislação de 1937.

A grafia exata desse nome é motivo de debate. Montrachet, Le Montrachet, Mon-Rachez, Mont-Rachaz e Mont-Rachet têm sido utilizados ao longo dos séculos. Hoje, considera-se oficial o título Montrachet.

Os solos pobres da região permitem que as vinhas acessem componentes minerais sutis do calcário. Além disso, a excelente drenagem obriga as raízes a se desenvolverem, se aprofundarem e se fortalecerem. Tudo isso tem como resultado maior qualidade de frutas e vinhos mais complexos.

Os vinhos Montrachet são necessariamente brancos, sempre produzidos com Chardonnay. Sua cor é dourada, salpicada de esmeralda, escurecendo para o amarelo com a idade.

O aroma deste vinho evoca manteiga e croissants quentes. É comum também encontrarmos associações aromáticas a samambaias, frutas secas, especiarias e mel.

Os vinhos rotulados como Montrachet costumam ser firmes, secos e profundos, de personalidade muito distinta, bem estruturados, harmônicos, e muito persistentes. Aliás, se quiser ler sobre persistência, clique aqui.

A sofisticação desse vinho costuma ser associada a harmonizações também sofisticadas, como foie gras, caviar, lagostas e camarões. Mas, sinceramente, não é necessário nada disso para apreciar um Montrachet. Um peixe branco, ou uma ave assada, serão, sem sombra de dúvida, excelentes companhias, também!

Para servir, refresque o vinho Montrachet a uma temperatura entre 12 e 14°C, e desfrute todo o seu potencial...

Muitos consideram esse o maior vinho branco seco do mundo.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.