Manchuela

Manchuela sempre foi um terroir distinto de vinhos, na Espanha. Mas o reconhecimento oficial, como uma denominação de origem, veio somente no ano 2000.

Até 1982, na realidade, Manchuela fazia parte de uma denominação maior, La Mancha. Sentindo-se prejudicados pela reputação de produção de vinhos de massa, de La Mancha, os produtores de Manchuela conseguiram estabelecer uma denominação de origem separada.

Para pronunciar como o povo espanhol, diga “Man-tchu-ê-la”.

Esses vinhos são produzidos na histórica comarca Manchuela, em Castilla-La Mancha, entre os vales dos rios Júcar e Cabriel.

A cultura do vinho tem origens muito remotas na região, e é transmitida, de geração a geração, como um tesouro inestimável. Cerca de 7% de todo o vinho produzido na Espanha vem de Manchuela.

Os vinhos rotulados com a Denominação de Origem Manchuela são principalmente direcionados para exportação; quase 90% da produção de vinho de DO Manchuela é vendida para países como EUA, Alemanha, Holanda e Suíça, entre outros; somente 10% fica na Espanha.

Manchuela vem, cada vez mais, conquistando reputação como uma região produtora de vinhos de qualidade.

Temperaturas diurnas altas e o frescor noturno da brisa do Mediterrâneo favorecem a maturação lenta das uvas, e a alta complexidade de compostos.

São muitas as variedades permitidas pela legislação do conselho que regula essa denominação, e os tintos dominam a região.

A uva nativa Bobal é um destaque em tintos e rosés jovens, tidos como a especialidade da região. Cencibel (um sinônimo para Tempranillo) está nos melhores tintos amadurecidos em carvalho, que cada vez ganham mais espaço e importância. Ainda estão presentes nos tintos de Manchuela as uvas Monastrell, Garnacha, Cabernet Sauvignon e Syrah, entre outras.

Além de tintos, rosés, e até de espumantes, Manchuela também produz brancos aromáticos e frescos, a maioria feitos a partir da Macabeo (também conhecida como Viúra). Se quiser ler mais sobre a cepa Macabeo, clique aqui.

Se você nunca tinha ouvido falar em Manchuela, talvez tenha chegado a hora de realmente conhecer e degustar os vinhos dessa região. Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.