Dão

Vinhos do Dão. Seja bem-vindo à Portugal.

Muitos consideram o Dão como o berço da casta portuguesa Touriga Nacional, mas, na realidade, as regiões do Dão e do Douro reclamam essa paternidade. Se quiser ler mais sobre a Touriga Nacional, clique aqui.

O nome Dão deve-se ao Rio Dão, ao longo do qual a maioria dos vinhedos da região estão localizados.

Essa é uma das denominações de origem de maior prestígio no mundo, e uma das mais antigas de Portugal.

Ironicamente, esse nome tem um certo problema de imagem no Brasil, em função de vinhos de baixa qualidade que chegaram aqui, nas décadas de 1960 e 70.

Mas acredite: quando ouvir falar em Dão, o assunto é elegância. E, muitas vezes, o assunto é também longevidade. Aqui fabricam-se vinhos aptos a se desenvolverem por 60, 70 e até por 80 anos em garrafa!

O Dão é uma região de solos pobres, na maioria graníticos, isolada e rodeada por montanhas, onde neva, praticamente todos os anos.

A produção da região do Dão concentra-se em vinhos tintos, que costumam ser aveludados e encorpados, complexos e delicados. Além da Touriga Nacional, merecem destaque as uvas Alfrocheiro, Jaen, Aragonez (Tinta Roriz) e Bastardo. Essas variedades estão entre 9 recomendadas, apesar de existirem, também, outras que são autorizadas pela comissão vitivinícola regional, desde que, juntas, não ultrapassem 40% do corte.

Entre as castas brancas, destaca-se, principalmente, a Encruzado. Mas são presentes e apropriadas para a região, também, as variedades Bical, Cerceal, Malvasia Fina e Verdelho, entre outras. E os vinhos brancos costumam ser frescos e frutados.

Além disso, a denominação também compreende rótulos de vinhos rosés leves e com equilibrada acidez, e de espumantes com bolhas finas e persistentes.

Na sua viagem pelo mundo dos vinhos, não deixe de conhecer o Dão. E, se quiser ler mais sobre a produção vinícola de Portugal, clique aqui.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.