Graves

Nos arredores da cidade de Bordeaux, solos pedregosos de brita, areia e argila. Uma das menores áreas produtoras de vinho da região vinícola mais famosa do mundo. Bem-vindo a Graves!

A tradição na produção de vinho nessa região remonta aos primórdios do encontro entre gauleses e romanos, mas o crescimento, mesmo, deu-se durante a Idade Média. Para se ter uma ideia, no século 19, com a região ainda pouco urbanizada, Graves chegou a ter cerca de 100.000 hectares! Atualmente, Graves ocupa uma área de 3.600 hectares.

Nessa sub-região de Bordeaux, aproximadamente 250 produtores cultivam as cepas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec. Entre as brancas, encontramos Sauvignon Blanc, Sémillon, Muscadelle e Sauvignon Gris.

Anualmente, essa denominação é responsável pela produção de cerca de 23 milhões de garrafas de vinho, sendo que 2/3 da produção total corresponde a vinhos tintos, e o restante a brancos secos e de sobremesa. Essa ligação dos produtores locais com vinhos brancos é claramente atípica em Bordeaux, sendo uma das características marcantes de Graves.

Os vinhos da denominação de Graves dividem-se em:

 Graves Rouge

Os tintos de Graves são famosos por seus aromas de frutas vermelhas, e pela sua estrutura complexa e rica em taninos. São vinhos robustos e encorpados, que combinam muito bem com medalhões de carne bovina, com carne de porco, e também de pato.

 Graves Blanc

Os brancos secos da região de Graves são muito elegantes, com notas florais, frescor e vivacidade. O estágio em barricas tem sido cada vez mais frequente, permitindo que ganhem riqueza e complexidade, após alguns anos de envelhecimento. Um belo parceiro para camarões e lagostas.

 Graves Supérieures

Os vinhos de sobremesa de Graves são produzidos a partir de uvas Sémillon de colheita tardia, podendo ser cortados com Sauvignon e Muscadelle, em busca de um toque de frescor. Esse vinho é uma excelente opção de harmonização para entradas ou pratos elaborados com queijo Roquefort.

Procure pela palavra Graves em rótulos franceses. Esse sempre será um bom sinal. Os vinhos dessa denominação merecem a nossa atenção. E nós merecemos degustá-los!

E, se quiser ler mais sobre vinhos da França, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.