Vale do Maipo

Essa é a área vinícola mais próxima de Santiago, capital do Chile, localizada na bacia hidrográfica do Rio Maipo.

Aqui, o Rio Maipo se incumbe de proporcionar todas as condições de irrigação que os vinhedos precisam. Aqui, os verões são quentes e secos, e os invernos são suaves e moderadamente úmidos. Aqui, os solos variam de arenosos e compostos de granito a leste, a solos argilosos a oeste.

A amplitude térmica desta região, onde vemos grandes diferenças entre as temperaturas diurna e noturna, contribui para a complexidade dos vinhos, para a riqueza de suas cores, e estrutura de seus taninos.

Por todas essas razões, esse é o berço de notáveis vinhos chilenos, principalmente os produzidos com Cabernet Sauvignon, que ocupa mais da metade dos vinhedos da região.

As outras uvas cultivadas no Vale do Maipo são Merlot, Syrah, Carmenère, Cabernet Franc, Pinot Noir e Malbec, além das brancas Chardonnay e Sauvignon Blanc.

O Vale do Maipo pode ser melhor compreendido, quando dividido em três partes bastante distintas:

 Alto Maipo

Subindo pela Cordilheira dos Andes, com altitudes que variam entre 400 e 800 metros acima do nível do mar, esta é a terra de vinhos Cabernet Sauvignon muito elegantes, e é a área mais prestigiada do Vale.

 Maipo Central, ou Maipo Médio

Apesar da Cabernet Sauvignon também ser a mais cultivada dessa parte do Maipo, aqui está a produção mais diversa do Chile, onde o Carmenère merece, inclusive, seu reconhecimento. Além disso, essa é uma das áreas vinícolas mais antigas do país.

 Maipo Pacífico, Maipo Costeiro, ou Maipo Baixo

O Maipo Médio, um integrante relativamente novo nesse cenário, é ocupado mais por vinícolas que produzem vinhos com uvas de todo o país, do que exatamente por vinhedos. Mas vale destacar a boa adaptação, nessa área, de vinhas de uvas brancas.

Quer mais um argumento para degustar esses vinhos? Por alguma razão, o Vale do Maipo é conhecido como “Bordeaux da América do Sul”, e isso, de alguma forma, parece um bom sinal...

E quer continuar lendo sobre o Chile? Clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.