Chianti e Chianti Classico

Essa região é uma das mais belas paisagens da Toscana, na Itália. Está nos arredores de importantes centros culturais, como Florença e Siena. Além disso, desfruta de excelente reputação, em função dos vinhos que produz, exibindo o status de DOCG (Denominazione d’Origine Controllata e Garantita) . Sejam todos bem-vindos a Chianti!

Os vinhos Chianti são produzidos a partir de pelo menos 70% de Sangiovese. Uvas brancas, como Malvasia e Trebbiano, podem representar, juntas, no máximo 10% do corte. As tintas internacionais Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc não podem exceder, juntas, 15% do corte.

Chianti Superiore é uma distinção concedida a vinhos Chianti de vinhedos de menor produtividade, com 7,5 toneladas por hectare e teor alcoólico mínimo de 11,5°.

Chianti Riserva é uma distinção concedida a vinhos Chianti envelhecidos por um período mínimo de 2 anos.

Com ou sem essas distinções, os Chianti podem receber, também, uma indicação da sub-região onde o vinhedo fica localizado, junto com algumas outras regras específicas a cada zona de cultivo:

 Chianti Colli Aretini

 Chianti Colli Fiorentini

 Chianti Colli Senesi

 Chianti Colline Pisane

 Chianti Montalbano

 Chianti Montespertoli

 Chianti Rufina

Mas os vinhos mais especiais e valorizados da região, são, sem dúvida, os Chianti Classico. Essa é uma denominação independente, Controlada e Garantida, que compreende 7.000 hectares divididos em 9 municípios. Segundo especialistas, esse terroir é excepcionalmente adequado às exigências da Sangiovese. O teor alcoólico desse vinho deve ser de pelo menos 12°, com Sangiovese em pelo menos 80% do corte, podendo chegar à totalidade. As outras variedades permitidas são autóctones como Canaiolo e Colorino, ou internacionais, como Cabernet Sauvignon e Merlot. Desde 2006 não são mais permitidas uvas brancas na composição dos Chianti Classico. E o período mínimo de envelhecimento desse vinho é de 24 meses.

E como diferenciar um Chianti, de um Chianti Classico? Somente os Chianti Classico são identificados com o Gallo Nero de Chianti, uma espécie de selo de certificação. Se quiser conhecer a lenda por trás desse símbolo, clique aqui. Ou então, se quiser ler mais sobre a Sangiovese, principal uva dos vinhos de Chianti, clique aqui.

Para harmonizar esses vinhos, nada como uma pasta tipicamente italiana, e um molho à base de tomates frescos. Chianti Classico é a escolha perfeita, também, para o capelleti in brodo.

Bom apetite, saúde, e um viva à Toscana!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.