Colchagua

Se esse nome é novidade para você, saiba que essa é uma localidade chilena, de vinhedos centenários! Que tal, então, conhecê-la?

Colchagua é uma palavra indígena que significa “vale de pequenas lagoas”. Outras pesquisas sugerem que esse nome deriva de uma palavra indígena que significa “lugar onde ainda existe Huala”, uma ave típica dos lagos do Chile, e que era sagrada para os povos nativos.

Os primeiros registros de produção vinícola, no Vale de Colchagua, são do ano de 1542, na época da conquista espanhola na América, quando jesuítas iniciaram o cultivo da vinha para a produção do vinho a ser utilizado nas missas.

O Vale de Colchagua encontra-se a 130 km ao sul de Santiago, capital do Chile. É um vale formado pelo curso das águas do Rio Tinguiririca, que nasce na Cordilheira dos Andes, na base do vulcão de mesmo nome. A distância entre o Oceano Pacífico e os Andes, através do Vale do Colchagua, é de 120 Km. Nesse caminho, encontram-se diferentes condições, para que sejam produzidos diferentes vinhos. É o chamado microterroir.

O clima predominante no vale do Colchagua é o mediterrânico temperado, com as 4 estações do ano bem definidas. O verão costuma ser quente e seco, com temperaturas que variam de 12,5 a 28°C, enquanto o inverno costuma ser frio e chuvoso, variando de 4 a 8°C. Essa distinção de estações favorece o crescimento das vinhas.

A escassez de chuva durante os meses de março e abril permite um bom amadurecimento das uvas, até a colheita. E a Cordilheira dos Andes produz um acúmulo de neve que assegura a água necessária para irrigar as vinhas durante a primavera e o verão.

E qual a especialidade do Colchagua? Carmenère. Mas a denominação prima por tintos tradicionais, não só de Carmenère, mas também de Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, e até mesmo Malbec. Por outro lado, a produção de vinhos brancos, em Colchagua, vem se desenvolvendo cada vez mais, com destaque para Chardonnay e Sauvignon Blanc, como as principais variedades.

Colchagua pode ser um nome que ainda está se fazendo conhecer para os brasileiros. Mas não é uma novidade no mundo do vinho, não. Em 2005, a conceituada revista Wine Enthusiast premiou Colchagua como a Melhor Região Vitivinícola do Mundo, por sua capacidade de produzir vinhos tintos de classe mundial... Não é interessante?

E, se você quiser ler mais sobre a produção de vinhos pelos chilenos, clique aqui. Ou então, se quiser ler sobre outra região vitivinícola do Chile, o Vale do Maipo, clique aqui.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.