Muscadet

Sabe pronunciar esse nome de vinho? Mius-ca-dé. E sabe que vinho é esse?

O nome pode nos enganar. Muscadet não tem nada a ver com Moscatel. Já desfizemos essa confusão em um outro artigo, e, se você quiser ler, clique aqui.

Muscadet não é o nome de uma uva, e sim de uma denominação de origem de vinhos, da França, mais especificamente do Vale do Loire, na costa oeste da França.

A região vinícola de Muscadet desfruta um clima temperado oceânico, com chuvas espalhadas por todo o ano. Os solos apresentam estruturas muito variadas de rochas, conforme se aproximam ou se afastam do rio.

Os vinhos denominados Muscadet são brancos produzidos à base da uva Melon de Bourgogne. São vinhos de acidez acentuada, e de cor pálida com reflexos verdes. Possuem aromas florais e frutados. Às vezes, nos remetem a minerais. E são sempre muito frescos e leves. Os melhores exemplares podem envelhecer bem, deixando a acidez mais discreta, e assumindo aromas secundários mais complexos.

Uma característica marcante da vinificação do Muscadet é que cerca de 2/3 desses vinhos amadurecem em contato com as próprias borras, após a fermentação, em um processo conhecido como sur lies. Eles passam o inverno seguinte ao da colheita em tonéis ou em barris, em contato com as células mortas de leveduras. Para quê? Para adquirirem riqueza, complexidade e plenitude. Se quiser ler mais sobre amadurecimento sur lies, clique aqui.

Terroirs ainda mais específicos, na região de Muscadet, podem ser rotulados das seguintes formas:

Muscadet Coteaux de la Loire, ao norte da cidade de Nantes

Muscadet Côtes de Grandlieu, em 19 municípios ao sul da cidade de Nantes

Muscadet Sèvre-et-Maine, em 23 municípios que ficam a leste da cidade de Nantes

Muscadet crus communaux : Clisson, Gorges, Le Pallet, nos municípios que levam esses nomes 

A temperatura ideal de serviço de um Muscadet é entre 9 e 11°C. E, em relação à harmonização, mais fácil impossível. O Muscadet ostenta a fama de ser o melhor vinho, do mundo, para acompanhar frutos do mar! Mas ele também pode ser incrível como aperitivo, e fantástico junto a sobremesas. Em todos os casos, um espetáculo de vinho!

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na França, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.