Ribeira Sacra

Um local onde a montanha se impõe sobre a costa. Um dos tesouros da Península Ibérica. Uma denominação de grandes vinhos. Seja bem-vindo, a Ribeira Sacra, na espanhola Galícia!

A vinificação nessa região, remonta ao tempo do Império Romano. A lenda conta que o vinho produzido nessa região era levado a Roma, para ser servido aos Césares. Durante a Idade Média, o cultivo da vinha e a produção do vinho foram mantidos, pelos monges. Provavelmente do grande número de mosteiros, na região, veio o nome Ribeira Sacra, que significa “costa sagrada”.

A costa é um capítulo à parte, em Ribeira Sacra. Esse é um lugar com uma paisagem inigualável. Não bastasse a contribuição da natureza, ainda existem, também, mais de 200 monumentos catalogados, na região.

Mas engana-se quem acha fácil a vida do produtor, em Ribeira Sacra. Os balcões de dimensões reduzidas, bem como os altíssimos desníveis, fazem da produção de vinho nesta região uma atividade bastante difícil. É a chamada viticultura de montanha, ou viticultura alpinista.

O clima é continental, com longos verões quentes e invernos frios e úmidos. A inclinação das vinhas garante boa drenagem do solo, e os terraços estão posicionados de maneira a maximizar a exposição ao Sol. Todos esses fatores contribuem para uvas e vinhos de sabores concentrados.

As cepas autorizadas, pelo conselho que regula a denominação, são as brancas Loureira, Treixadura, Godello, Dona Branca, Albariño e Torrontés, e as tintas Mencía, Brancellao, Merenzao, Sousón, Caíño Tinto, Tempranillo, Garnacha Tintoréra e Mouratón.

Mas a especialidade de Ribeira Sacra são os vinhos tintos, produzidos à base da uva Mencía.

Os produtores de Ribeira Sacra orgulham-se pelo cuidado na seleção da uva, pela utilização de variedades autóctones, pela pesquisa e inovação tanto na vinha como na vinícola, e por rigorosos controles de qualidade. E toda essa dedicação se reflete na singularidade de seus vinhos.

Ribeira Sacra é sinônimo de vinhos de grande qualidade, caracterizados por seu frescor e personalidade.

Oficialmente reconhecida como denominação de origem em 1996, e está dividida em 5 sub-regiões, chamadas Amandi, Chantada, Quiroga-Bibei, Ribeiras do Miño e Ribeiras do Sul, que produzem, juntas, aproximadamente 4 milhões de garrafas, por ano.

Na sua viagem pelo mundo dos vinhos, conheça Ribeira Sacra. Nem que seja por um dia. Ou melhor, por uma taça.

E, se quiser continuar lendo sobre a produção de vinhos na Espanha, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.