Bordeaux

Impossível explicar Bordeaux em um único artigo. Mas dá para começar, e não há tempo a perder...

A região fica no sudoeste da França, perto da costa do Atlântico. Foram os romanos que plantaram as primeiras vinhas na região, para o consumo de seus soldados, há aproximadamente 2.000 anos. Com o tempo, tornou-se o nome de maior notoriedade no mundo dos vinhos.

Em Bordeaux, o clima é particularmente equilibrado, sem grandes riscos de geadas. Mas esta não é uma zona única de vinhedos com características homogêneas. Essa é a denominação de origem mais extensa, na França e no mundo. São tantos os diferentes terroirs, nas várias áreas de Bordeaux, que o que os aproxima, de fato, são as poucas cepas autorizadas.

O cultivo, na região, quase que se limita às tintas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, e às brancas Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle. As exceções são, por exemplo, pequenas quantidades de vinhas de Malbec, Petit Verdot e, muito eventualmente, de Carmenère.

E, para distinguir tamanha variedade de terroirs, cada um com suas especificidades, existem dezenas de apelações de origem oficiais, que pertencem à região de Bordeaux, como Pomerol, Graves, Médoc, Pauillac...

Mas 50% de toda a produção de vinho da região utiliza somente a denominação Bordeaux, propriamente dita. Esses vinhos não são classificados dentro de nenhuma sub-região ou localização específica, mas ainda sim são bastante atrativos e reconhecidos. Vamos a eles.

 Bordeaux, tinto

Produzido principalmente pelo corte de Cabernet Sauvignon e Merlot, às vezes Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot. Aromas de frutas vermelhas e violetas, em um vinho de paladar frutado.

 Bordeaux Supérieur, tinto

Produção somente com uvas tintas selecionadas, colhidas de vinhas mais velhas. Um vinho mais concentrado e mais complexo, que também traz notas de alcaçuz, cedro, ameixa seca e rosas.

 Bordeaux, branco

Produzido com Sauvignon Blanc e Sémillon, às vezes com um pouco de Muscadelle. Cor pálida amarela, elegante, frutado e floral, com notas de limão, flores brancas e pêssegos.

 Bordeaux Supérieur, branco

Produzido com Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle, além de pequenas partes de Ugni Blanc, Ondenc, Chenin, Mauzac e Merlot Blanc, é um vinho aromático e concentrado, de cor dourada.

 Bordeaux Rosé

Um vinho fresco de aromas intensos. Um vinho leve e excitante. Produzido com as variedades tintas autorizadas de Bordeaux.

 Bordeaux Clairet

Produzido principalmente com a Merlot, sua cor é mais escura que a de um rosé, tendo reflexos que lembram a cor do morango. Um vinho fresco e leve, com uma estrutura moderada de taninos.

 Crémant de Bordeaux, branco

O espumante de Bordeaux remete a frutas cítricas, avelãs e flores brancas. Um vinho surpreendente e muito rico em sabores e persistência. Ideal para entradas.

 Crémant de Bordeaux, rosé

O rosé espumante, produzido com uvas tintas, é leve, mas é também poderoso, complexo e bastante persistente. Remete a groselhas, e é um vinho perfeito para sobremesas.

Para continuar, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na França, clique aqui. Ou, se quiser ler sobre algumas das principais diferenças entre Bordeaux e Borgonha, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.