Valencia

Aqui no Brasil, escreve-se Valência ou Valença. Mas vamos respeitar a grafia original? Hoje o assunto são os vinhos espanhóis da denominação Valencia!

Uma região que produz vinhos há milhares de anos, segundo arqueólogos. E que, desde 1957, é oficialmente reconhecida e regulada por um conselho constituído formalmente.

Valencia está na costa leste da Espanha, virada para o Mediterrâneo. Mas poucos vinhedos, de fato, estão próximos ao mar. A maior parte dos vinhedos sofre influências de clima continental, estando mais próximos ao interior.

Na teoria, e segundo a legislação local, cultivadores de Valencia podem escolher entre uma longa lista de variedades de uvas autorizadas. Na prática, a maioria prefere plantar Merseguera, Malvasia, Tempranillo, Monastrell e Moscatel.

São 4 as subzonas valencianas, ou sub-regiões da denominação:

 Alto Turia, com solos arenosos e altas altitudes, entre 700 e 1.100 metros, onde destacam-se os brancos frescos, frutados e aromáticos, produzidos principalmente com Merseguera e Macabeo.

 Valentino, a maior das sub-regiões, na parte central de Valencia, onde a diversidade de solos e climas reflete-se, também, em variedade de vinhos, tanto tintos como brancos.

 Moscatel de Valencia, com baixas altitudes e clima quente e ensolarado, oferece um dos vinhos mais conhecidos da região, licoroso, sendo o mais representativo da história dessa denominação.

 Clariano, subzona do sul da província, na qual mais perto do mar destacam-se as variedades brancas e a tinta Tintorera, e o interior é reconhecido pelas tintas Monastrell, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo. 

Os vinhos de Valencia são apreciados pelos paladares mais exigentes do mundo.

Atualmente, são cerca de 50 milhões de garrafas de vinhos valencianos, produzidas a cada ano. Mais de 80 vinícolas e quase 12.000 viticultores estão envolvidos no processo de produção destes vinhos. Suas plantações ocupam 13.000 hectares de vinhedos. E os vinhos são exportados para mais de 100 países, incluindo, felizmente, o Brasil.

Que tal dar um pulinho na Espanha, sem sair de casa? Nossa dica? Vinhos de Valencia.

E, para ler mais sobre a produção espanhola de vinhos, clique aqui. Ou então, para ver a receita de uma paella típica da Espanha, com nossas dicas de harmonização, clique aqui.

E viva a Espanha!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.