Aglianico del Vulture

Lá no sul da Itália, na região de Basilicata, é produzido um vinho sem igual: Aglianico del Vulture, considerado um dos melhores italianos, o que não é pouca coisa...

Como prenuncia o nome, esse vinho é produzido a partir de uvas Aglianico, cultivadas nos arredores do Monte Vulture, um vulcão extinto, cuja última erupção ocorreu 40.000 anos atrás.

Se quiser ler mais sobre a cepa Aglianico, clique aqui.

A oficialização de Aglianico del Vulture como uma denominação italiana de vinhos aconteceu em 1971. E, desde 2010, os vinhos rotulados como Aglianico del Vulture Superiore são reconhecidos como DOCG, a mais alta classificação de vinhos do país.

Esses são vinhos de regiões montanhosas. A altitude dos vinhedos é considerada tão importante para a denominação, que a legislação impõe o cultivo somente entre 200 e 700 m acima do nível do mar. Uvas cultivadas fora deste intervalo não podem ser utilizadas na produção de vinhos rotulados como Aglianico del Vulture.

A cor de um Aglianico del Vulture é rubi ou graná, com reflexos alaranjados que aparecem com o envelhecimento. E esse é um vinho seco, tânico, frutado e persistente.

Para ser rotulado como “Vecchio”, deve envelhecer pelo menos 3 anos, sendo 2 deles em barris de carvalho. E, para ser rotulado como “Riserva”, deve envelhecer pelo menos 5 anos, também 2 deles em madeira.

O termo “Superiore”, por sua vez, revela uma legislação ainda mais rígida, tanto no que diz respeito ao rendimento das vinhas, à localização geográfica e ao amadurecimento das uvas. Dessa maneira, os produtores garantem um vinho ainda mais encorpado, com maior complexidade aromática, e um teor alcoólico ligeiramente mais alto.

Os melhores exemplares de Aglianico del Vulture Superiore oferecem aromas de terra, alcatrão, especiarias e chocolate escuro, sendo extremamente estruturados e equilibrados, e tendo potencial de desenvolvimento de mais de 15 anos em garrafa.

Além disso, a legislação que regulamenta esses vinhos também prevê a produção de espumantes tintos, secos ou doces, com uvas que, por terem sido colhidas antecipadamente, apresentam maior frescor e acidez.

É sempre interessante conhecer mais vinhos. E vinhos de regiões vulcânicas, sem dúvida, sempre têm um charme adicional. Então, na sua viagem pelo mundo dos vinhos, não esqueça de dar uma parada na região do Monte Vulture, e apreciar uma taça de Aglianico. Vai valer a pena!

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.