Algarve

Algarve é a região vinícola mais ao sul de Portugal. Nos rótulos de vinhos portugueses, Algarve é uma Indicação Geográfica Protegida.

A área correspondente à IGP Algarve abrange todo o Distrito de Faro.

A tradição da região do Algarve, no cultivo da vinha, encontra registros históricos da Idade Média, durante a ocupação da Península Ibérica pelos muçulmanos, que utilizavam o vinho em exportação, como moeda de troca em suas relações comerciais. Mas acredita-se, na realidade, que a região já abrigasse videiras há muito mais tempo, talvez 2.000 antes do nascimento de Cristo.

O nome Algarve pode ser, atualmente, mais notório pelas praias e pelo turismo, do que especificamente pelo vinho. Mas o mesmo Sol brilhante, presente durante mais de 3.000 horas por ano, que atrai turistas, contribui para interessantes condições climáticas para o desenvolvimento das videiras.

Nessa região, os verões são longos e quentes, e os invernos são amenos e curtos. A precipitação está concentrada no outono e no inverno.

O clima quente e marítimo é um dos responsáveis pelas características das uvas: grande concentração de açúcares, com alto potencial de álcool nos vinhos, e uma acidez presente, mas menos marcante.

Assim, como é esperado, os vinhos são mais predominantemente tintos, e costumam ser secos, macios, encorpados e frutados, com aromas que remetem a frutos tropicais. Já os brancos, minoria, são normalmente delicados e frutados, e é possível encontrarmos alguns brancos frescos bastante interessantes, na região.

As uvas brancas mais cultivadas no Algarve são Arinto, Malvasia Fina, Manteúdo, Síria, além da Chardonnay, Viognier e Alvarinho. As tintas mais comuns são Castelão, Negra Mole, Touriga Nacional, Syrah, Tricandeira e Aragonez.

A maior parte dos vinhos do Algarve é produzida por algumas poucas cooperativas. No entanto, é fácil verificar uma tendência de crescimento de quintas independentes, produzindo excelentes vinhos. É esperar para ver, pois o Algarve é uma região com grande potencial de crescimento.

Além do rótulo Algarve, em si, que determina que ao menos 85% das uvas utilizadas no vinho sejam originárias da região, aqui também encontram-se 4 denominações de origem: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira. Mas esse é um assunto para outro artigo. Enquanto isso, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos em Portugal, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.