Bussaco

A duas horas de Lisboa, a uma hora do Porto, no meio de uma floresta, existe um palácio real. Ou irreal, pois parece até mesmo de contos de fada. Bem-vindo a Bussaco, que não é exatamente uma denominação de origem, mas é sem dúvida, uma lenda do vinho!

O Palácio do Bussaco, construído entre 1888 e 1907, para os últimos reis de Portugal, é um dos mais belos hotéis do mundo. E é onde se degustam os vinhos do Bussaco, famosos internacionalmente.

Trata-se de uma produção exclusiva. Uvas do Dão e da Bairrada, vinificadas no local, dão origem a vinhos engarrafados para serem consumidos apenas pelos hóspedes e clientes do restaurante do hotel, onde no passado aconteceram banquetes reais. Um charme, sem dúvida. E uma tradição, que começou em 1920.

A lendária adega do Palácio do Bussaco, que atrai enófilos do mundo inteiro, ao que consta tem mais de 60.000 garrafas estocadas, com safras disponíveis tão antigas como 1944, 1945. Parece bom. Muito bom...

Os tintos são produzidos com Baga e Touriga Nacional, e os brancos com Encruzado, Bical e Maria Gomes.

E os vinhos do Bussaco, sejam brancos ou tintos, são sempre surpreendentes. Não só pelas grandes características, mas também pela rara longevidade.

E por que começamos o texto contando que essa não é exatamente uma denominação de origem? Porque oficialmente, esses vinhos não se enquadram na regulamentação portuguesa, sendo portanto, um grande paradoxo: esses são vinhos de mesa, considerados, oficialmente, mais simples, só que estão entre os melhores de Portugal!

Mas, essa é uma exclusividade. Para degustar esses vinhos, é normalmente preciso estar lá, no hotel. O que é claro, também, parece uma ótima ideia.

E, afinal, é Buçaco ou Bussaco? Qual é a forma correta?

Originalmente, Buçaco, como aparece em documentos oficiais. Mas ao longo do tempo, convencionou-se Bussaco. Por quê? Porque a maioria das línguas dos turistas, que visitam o local, não reconhecem o sinal gráfico chamado cedilha, que colocamos embaixo da letra “c”, e acabavam por pronunciar “Bucaco”. Bussaco todo mundo consegue pronunciar, em português, em inglês, em espanhol, em francês... Melhor assim, então.

E, se você quiser ler mais sobre a produção vitivinícola de Portugal, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.