Tasmânia

Essa não é somente a terra de um personagem de desenhos animados, que rosna, gira e devora tudo o que vê pela frente. A Tasmânia também é uma terra de grandes vinhos!

Mas vamos começar do começo.

A Tasmânia é uma ilha que faz parte da Austrália, na qual vivem pouco mais de 500 mil habitantes. Fica a sudeste do continente australiano, e é o único estado, do país, localizado ao sul da latitude 40°.

A primeira vez que se plantou videiras na região foi em 1788, e a primeira vez que se viu um vinho da Tasmânia, foi em 1848, em uma exposição em Paris. Mas a história da vitivinicultura nessa região começou, de fato, somente na década de 1950.

A região conta com 1.800 hectares de vinhedos, em uma paisagem dominada por montanhas. O clima é temperado e marítimo, com verões e primaveras de temperatura amena, e outonos secos, com grandes amplitudes térmicas durante o dia.

E, para quem nunca ouviu falar em vinhos da Tasmânia, saiba que existem mais de 160 vinícolas na região, e esses vinhos são famosos por serem excelentes vinhos de clima frio, de qualidade realmente excepcional. Se quiser ler mais sobre vinhos de clima frio, clique aqui.

Na Tasmânia, as uvas amadurecem de maneira muito lenta, o que permite o máximo desenvolvimento do sabor, sem perder sua acidez natural. As cepas mais plantadas são Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Gris.

Como a Tasmânia produz menos de 1% do total de vinhos australianos, existe uma piadinha local: a quantidade de vinho que, sem querer, derrama-se no chão do continente australiano, é maior do que a quantidade de vinho que se produz na ilha da Tasmânia.

Porém, o que a piadinha esquece de contar é que muitos dos vinhos espumantes, de outras regiões da Austrália, são produzidos com uvas cultivadas no frio da Tasmânia...

Para finalizar, se quiser ler mais sobre a produção australiana de vinhos, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.