Campanha Gaúcha

Muito se fala a respeito do desenvolvimento do vinho brasileiro, nos últimos anos. Mas pouco se fala, ainda, nos terroirs específicos que temos no nosso país. A Campanha Gaúcha é um desses terroirs. Venha conosco, conhecê-la.

Sabe onde fica? No sudoeste do Rio Grande do Sul, ao longo da fronteira com o Uruguai. A localização, aliás, é muito favorável para a produção vitivinícola. No paralelo 31° Sul, a Campanha Gaúcha já está dentro da faixa de latitude considerada mais apropriada para o cultivo da videira.

O solo e o clima também são fatores que colaboram para o desenvolvimento da atividade vinícola na região. Altas temperaturas nos dias de verão, por exemplo, encontram grande amplitude térmica, com quedas de até mais de 15°C em um único dia.

A história do cultivo de vinhas na Campanha Gaúcha começou há muito tempo, mas foi a partir da década de 1970, e, principalmente a partir do início do século 21, que a vitivinicultura na região cresceu de maneira considerável.

Atualmente, 35% das uvas viníferas cultivadas e 25% dos vinhos finos produzidos, no Brasil, são da Campanha Gaúcha. Essa é a 2ª maior região produtora de vinhos no país, atrás apenas da Serra Gaúcha. Estima-se que a produção da região já esteja na faixa de 12 milhões de litros por ano. E não para de crescer.

Merecem destaque os espumantes da Campanha Gaúcha, os brancos produzidos com Chardonnay, Pinot Grigio e com Gewürztraminer, e os tintos produzidos com as cepas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Tannat. Merecem destaque, também, primorosas vinificações em versões rosé.

Engana-se, e muito, quem pensa que os vinhos dessa região deixam alguma coisa a desejar para aqueles produzidos nos países mais tradicionalmente relacionados ao mundo do vinho. Não deixam. Tanto que têm sido reconhecidos em premiações internacionais, inclusive.

A Campanha Gaúcha ainda (leia de novo: ainda) não é uma indicação geográfica oficialmente reconhecida. Mas trata-se de uma Indicação de Procedência em desenvolvimento, segundo informações da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

No que depender do entusiasmo apaixonado dos produtores, no que depender do entrosamento entre as famílias que compõem esse cenário, e no que depender da qualidade dos vinhos da Campanha Gaúcha, a oficialização será somente uma questão de tempo.

Nossa sugestão: experimente vinhos brasileiros da região vitivinícola da Campanha Gaúcha. Você vai se surpreender.

E, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos no Brasil, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.