Anjou

Lugar para lá de atraente para apreciadores de vinho. Uma parte do Vale do Rio Loire, no coração da França. Destino de hoje: Anjou!

A região de Anjou abriga, na verdade, uma série de denominações de origem com diferentes estilos de vinhos, tranquilos e espumantes, secos e doces. A tradição vitivinícola da região data de mais de 1.000 anos atrás.

O clima de Anjou é relativamente moderado, equilibrando a influência continental do centro da França e a influência marítima do Oceano Atlântico, com a presença do Rio Loire.

Aqui existem dois solos bem distintos: Anjou Noir, que representa a maioria do solo de xisto escuro no norte e oeste da região, e Anjou Blanc, uma minoria de solo de calcário branco que fica mais ao sul.

Mas a variedade de vinhos de Anjou é, no mínimo impressionante:

 Anjou, a denominação mais abrangente, mas com menor prestígio.

 Anjou Coteaux de la Loire, e Coteaux de l'Aubance, que produzem vinhos de sobremesa a partir da uva Chenin Blanc, perfeitos para serem consumidos com aperitivos de frutas secas, ou com queijos azuis como Roquefort.

 Anjou Mousseux, de estilo espumante, surpreendente, podendo ser branco ou rosé.

 Anjou Villages e Anjou Villages Brissac, cuja especialidade são vinhos tintos encorpados, elaborados com Cabernet Franc.

 Cabernet d’Anjou e Rosé d’Anjou, rosés leves e ligeiramente adocicados, produzidos a partir de diversas uvas como Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Grolleau, Pineau d'Aunis, Gamay e Malbec. Perfeitos para combinar com entrada de melão e presunto, ou frango picante.

 Bonnezeaux e Quarts de Chaume, vinhos de sobremesa produzidos com a Chenin Blanc, muito complexos e com impressionante capacidade de envelhecimento, carregam a fama de serem eternos. Excelente escolha para acompanhar sobremesas à base de damascos.

 Coteaux du Layon e Coteaux du Layon Villages, que produzem somente vinhos brancos de sobremesa com a Chenin Blanc, muito recomendados para acompanhar doces elaborados com amêndoas ou ameixas.

 Crémant de Loire, um espumante muito interessante sobre o qual você pode ler e saber mais, clicando aqui.

 Jasnières e Coteaux du Loir, brancos ou tintos ou rosés, fáceis de harmonizar com vários tipos de peixes e também com carnes de porco.

 Savennières, Chenin Blanc em brancos secos de qualidade muito diferenciada, medianamente encorpados e com uma frescura mineral, são perfeitos com frango à moda tailandesa e também com abobrinha frita.

 Rosé de Loire, um rosé refrescante elaborado com Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, que deve ser apreciado preferencialmente jovem, apesar de algumas safras excepcionais surpreenderem com o envelhecimento.

Como deu para ver, Anjou não é só qualidade, é também variedade, muita variedade. Um estilo de Anjou para cada paladar. Um estilo de Anjou para cada ocasião.

Já degustou os vinhos de Anjou? Qual o seu Anjou preferido?





Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.