Paarl

Destino de hoje: África do Sul. Na realidade, no Sul da África do Sul...

Paarl é uma cidade que fica na região litorânea da província de Western Cape, a 60 km de distância da Cidade do Cabo. E é de onde saem boa parte dos grandes vinhos da África do Sul.

É uma das áreas vitivinícolas mais famosas do país, e é considerada a principal porta de entrada para conhecer os vinhos produzidos no Cabo.

O nome estranho, Paarl, vem de pérola, ou de Montanha Pérola, que é o aspecto de uma enorme e imponente rocha de granito que fica no local, brilhante como uma pérola, principalmente após a chuva.

Nas encostas da Montanha Pérola, ficam os vinhedos de Paarl. Os vinhedos cultivados nas partes superiores da encosta, inclusive, são beneficiados por solos pobres em nutrientes, que obrigam as videiras a cavar fundo suas raízes em busca de nutrição. Assim, com raízes fortalecidas, a rentabilidade da vinha é reduzida, e os compostos acabam mais concentrados, produzindo vinhos de qualidade excepcional.

Paarl é cruzada pelo rio Berg, que é considerado a artéria que dá vida a vinicultura local. Mesmo assim, tamanho é o calor na região, que a irrigação ao longo do verão é necessária para arrefecer, ou refrescar as vinhas.

Em Paarl, os verões são longos e quentes, e os invernos frios e chuvosos. O clima mediterrâneo proporciona as condições perfeitas para o plantio da vinha e produção de vinhos de qualidade.

Os tintos são reconhecidamente ricos e robustos, de caráter bastante frutado. Produzidos principalmente a partir das uvas Shiraz, Cabernet Sauvignon e Pinotage.

Os brancos, por sua vez, são frutados e tropicais. As principais variedades utilizadas são Chardonnay e Chenin Blanc.

Uma curiosidade: antes de pensar em vinhos do Novo Mundo com injusto desdém, vale ressaltar que a história da vitivinicultura de Paarl teve início em 1680, o que não é tão “novo” assim...

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a produção vinícola na África do Sul, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.