Sonoma Valley

A pouco mais de uma hora de viagem a partir de São Francisco, na Califórnia, fica Sonoma Valley, terra de excelentes vinhos!

Sonoma Valley, o vale do Rio Sonoma, é delimitado por duas cadeias de montanhas: as impressionantes Montanhas Mayacamas a leste, e as Montanhas Sonoma a oeste, que protegem as vinhas da influência úmida e fria das proximidades do Oceano Pacífico.

Assim, o clima de Sonoma Valley é bastante distinto dos seus vizinhos na Califórnia. Sonoma Valley é reconhecido pelo terroir único.

O solo de Sonoma Valley é incrivelmente variado. Nas áreas mais planas tende a ser bastante fértil, argiloso e com melhor retenção de água, enquanto os solos em altitudes mais elevadas são rochosos e bem drenados.

As primeiras uvas plantadas em Sonoma Valley remontam ao ano de 1824. E a primeira vinícola foi estabelecida em 1857.

Há muita história californiana presente nesses vinhos. Os primeiros colonos da Califórnia já identificaram em Sonoma Valley um alto potencial para a produção de bons vinhos. Algumas vinícolas da região remontam à época da corrida do ouro, no século 19.

São dezenas de variedades cultivadas em Sonoma Valley. A mais notável entre as brancas é, sem dúvida, Chardonnay. Os vinhos produzidos com essa uva são notoriamente aromatizados, e geralmente envelhecidos em madeira.

Já entre os tintos, destacam-se ricos vinhos produzidos com Cabernet Sauvignon, Zinfandel e Merlot, sendo que essa última assistiu a uma queda de espaço ocupado nos vinhedos, desde os anos 1990. A Pinot Noir, por sua vez, também muito presente na região, costuma ser rotulada sob outra denominação, Los Carneros, dividida ao meio entre Sonoma e Napa.

Uma característica local, aliás, é a rixa entre os produtores de Sonoma Valley e Napa Valley, o vizinho mais famoso. Aliás, se quiser ler mais sobre Napa Valley, clique aqui.

Outra característica local é o fato das vinícolas de Sonoma Valley serem basicamente familiares, passadas de geração a geração.

Uma curiosidade e um charme adicional à região: Sonoma Valley também é chamado carinhosamente como The Valley of the Moon, ou O Vale da Lua.

Outra curiosidade: o sistema de denominação de origem dos Estados Unidos é chamado AVA, American Viticultural Areas, e é regulamentado pelo Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau, Escritório de Comércio e Impostos do Álcool e do Tabaco.

Quem acha que vinho é mais coisa de europeu, talvez nem desconfie como esse assunto é levado a sério, também, nos Estados Unidos! E como o país produz bons vinhos!

Que tal providenciar uma garrafa vinda de Sonoma Valley, para tirar a prova?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.