Orvieto

Conhece Orvieto? A cidade? E os vinhos?

A cidade de Orvieto fica na Umbria, bem no centro da Itália, no meio do caminho entre Roma e Florença.

Orvieto ficou conhecida como a última cidade etrusca a cair sob domínio romano. Os etruscos eram habitantes da península italiana, e dominaram a região central da Itália, séculos antes do nascimento de Cristo.

O que Orvieto tem a ver com vinho? Tudo. Essa é uma região com clara vocação para vinhos, especificamente brancos. Não é à toa que Orvieto também é chamada, há mais de 1.500 anos, de Oinarea, que significa “cidade onde jorra vinho”.

Tamanha era a reputação desses vinhos, que Pinturicchio e Luca Signorelli, artistas italianos renascentistas, pintaram os afrescos do interior da catedral da cidade, em troca de um suprimento vitalício de vinhos de Orvieto!

A indústria do vinho tem, de fato, desempenhado um papel vital na cultura e na economia da região de Orvieto, há centenas de anos.

Para que o vinho possa ser rotulado como Orvieto DOC (Denominação de Origem Controlada), ele deve ser necessariamente branco, e composto principalmente pelas uvas Procanico (Trebbiano Toscano) e Grechetto, que devem representar pelo menos 60% do corte. Outras uvas admitidas pela regulamentação desses vinhos são Malvasia Toscana, Verdello e Canaiolo Bianco.

A área de produção do Orvieto compreende diversas cidades das redondezas, mas para que o vinho possa ser rotulado como Orvieto DOC Classico, ele deve ser originário necessariamente de uma área mais específica do Vale do Rio Paglia, onde o solo arenoso e fino permite a produção de vinhos ainda mais finos e elegantes.

A cor do Orvieto é amarela pálida, e seu aroma é frutado e delicado.

As versões secas de Orvieto são frutadas tendendo a um leve amargor, sendo excelentes companhias para carnes brancas e peixes fritos, e devendo ser servidas a uma temperatura aproximada de 6 a 8°C.

Já as versões doces remetem a frutas cristalizadas, e são ótimos emparelhamentos para sobremesas e queijos. Nesse caso, o ideal é servir esses vinhos entre 12 e 14°C, para que ele dê o melhor do seu potencial aromático.

Como você leu, há vários tipos de Orvieto, dos mais secos aos doces. Eles são identificados segundo essa classificação: secco, abboccato, amabile, dolce, superiore, vendemmia tardiva e Muffa Nobile.

Uma curiosidade: a cidade de Orvieto tem toda uma construção subterrânea, ainda da época dos etruscos, que inclusive contempla adegas bastante complexas, onde cada etapa da vinificação acontecia em um nível diferente. Sim, Orvieto tem tudo a ver com vinho!

Que tal?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.