Beira Interior

O nome nos dá uma pista clara da localização. Em português, porque é uma denominação de origem de vinhos de Portugal. Beira, porque fica na borda, na margem do território do país, próximo à fronteira. Interior, porque não está na costa litorânea, e sim, está na fronteira com o país vizinho, colado à Espanha.

Pois bem, agora que a gente já se localizou, vamos contextualizar...

A cultura da vinha, nessa região, teve início durante a ocupação romana, e está intimamente ligada à história de Portugal. Mas somente em 1999 foi criada, oficialmente, a denominação de origem Beira Interior, a partir da aglutinação das regiões de Pinhel, Castelo Rodrigo, e Cova da Beira, que passaram a ser sub-regiões, desde então.

Beira Interior é a região mais montanhosa da parte continental de Portugal. Aqui estão algumas das maiores altitudes do país.

Na Beira Interior, os verões são curtos, secos e muito quentes, enquanto os invernos são longos e rigorosos, com temperaturas inferiores a zero.

O resultado desse cenário, de condições extremas, é um terroir de onde saem notórios vinhos brancos extremamente aromáticos e frescos, responsáveis pela fama do nome Beira Interior. Além disso, a região produz também vinhos tintos rotulados dentro da denominação de origem, com aromas complexos e frescor marcante, além de rosés e espumantes de destaque.

Os vinhedos do norte da região dividem espaço com castelos e fortificações, em um cenário bastante bucólico, e a casta mais presente nas vinhas da Beira Interior é a Síria, que potencializa todo seu frescor e exuberância de aromas nas altitudes típicas da Beira Interior. Se quiser ler mais sobre essa uva, clique aqui.

Outra casta muito importante na Beira Interior é a Arinto, muito versátil e de acidez bastante marcante. A uva Fonte Cal, por sua vez, é quase uma exclusividade de vinhas velhas dessa região, e é utilizada, principalmente, no corte com a Síria e a Arinto.

Aliás, Beira Interior é uma região tipicamente de vinhas velhas, e isso também é um indicativo da qualidade de seus vinhos. Para entender essa relação, clique aqui.

Também são cultivadas, na Beira Interior, as brancas Fernão Pires e Malvasia Fina, além das tintas Rufete, Touriga Nacional, Touriga Franca, Alfrocheiro, Jaen, Trincadeira, Aragonez e Baga.

Se você nunca tinha ouvido falar em Beira Interior e nos seus vinhos, saiba que essa é uma região vinícola em crescimento, que exporta para mais de 25 países, entre eles, o Brasil.

A região tem crescido, também, em número de produtores, e na qualidade cada vez maior de seus vinhos!

Na dúvida, deguste vinhos portugueses da Beira Interior, e forme sua própria opinião!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.