Trentino

 Essa região, vizinha da Lombardia e do Vêneto, fica bem no norte da Itália. E, desde 1971, Trentino é também uma denominação de origem.

Trentino está no paralelo da latitude 46° N, o que já é um bom indício de excelência na produção de vinhos. Para entender melhor esse assunto, clique aqui.

Trentino é uma região montanhosa, onde está localizada parte dos Alpes, sistema europeu de cordilheiras. Graças a essa localização, o terroir de Trentino é realmente único. Além disso, as vinhas, protegidas pelas montanhas, ficam livres de problemas como podridão e fungos.

O clima em Trentino é ameno, mas com mudanças extremas de temperatura entre o dia e a noite, fato que confere complexidade aos vinhos. Com uma temperatura média de 18°C durante a estação de crescimento, os termômetros facilmente registram 40°C, durante os dias de verão, em julho.

Mas, na realidade, Trentino, apesar de ser uma região efetivamente pequena, é gigante em diversidade. Diversidade de climas, solos, uvas, sistemas agrícolas, e estilos de produção. Diversidade que faz, de Trentino, uma das mais ricas e complexas áreas de vinhedos a se descrever.

Entre os estilos, além de brancos e tintos secos, também encontramos, em Trentino, versões doces como Moscatéis, colheitas tardias, e o notório Vino Santo, além de espumantes, produzidos tanto pelo método Clássico, como pelo método Charmat. Se quiser entender essa diferença, clique aqui.

Até o início dos anos 1980, as uvas tintas prevaleciam em Trentino. Atualmente, as uvas mais cultivadas em Trentino são brancas, que correspondem a aproximadamente 75% do total, contra 25% de uvas tintas. Decididamente, essa é a maior vocação de Trentino.

Chardonnay, Pinot Grigio e Müller-Thurgau são as variedades que ocupam maior área de vinhedos, mas continua merecendo destaque, na região de Trentino, a uva nativa Teroldego, que produz vinhos tintos rotulado como Teroldego IGT, e também os mais famosos, rotulados pela denominação específica chamada Teroldego Rotaliano. Outras cepas típicas de Trentino, além da Teroldego, são as também tintas Marzemino, Schiava e Lagrein.

A Itália é sempre surpreendente. Quando você acha que já viu tudo, vem uma região como Trentino, e uvas como Teroldego... Por isso, a gente nunca cansa de degustar novos vinhos! Bem-vindo a Trentino! Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.