Rheingau

Nome diferente... É bom começar pela pronúncia, não é? Diga “rain-gau”. Nome diferente, mas fácil.

Rheingau é uma importante região vinícola na Alemanha, e uma das mais ilustres do mundo. Ironicamente, representa apenas 3% do total de vinhedos alemães. Mas quem gosta de vinho precisa saber mais sobre ela, pois boa parte da reputação alemã nesse mundo, deve-se a Rheingau!

Rheingau fica a 20 minutos de carro de Frankfurt, entre as cidades de Wiesbaden e Lorchhausen. Os vinhedos estão no paralelo 50°N.

A vitivinicultura é uma importante atividade econômica de Rheingau, e é uma tradição de séculos. Dizem que as primeiras vinhas da região foram plantadas pelo imperador Carlos Magno, que reinou entre os anos 768 e 814 d.C. A história ligada ao Império Franco fica evidente, inclusive, no sufixo “gau” da palavra Rheingau.

O clima ameno e a proximidade com o rio Reno faz com que Rheingau seja também conhecida como a “Riviera Alemã”.

É grande a influência do rio Reno nas vinhas de Rheingau, refletindo luz nos vinhedos, e moderando as temperaturas da região, cuja temperatura média anual é de apenas 10°C. E a maior parte dos vinhedos está localizada em colinas ou encostas íngremes.

As condições climáticas de Rheingau são as mais perfeitas para a cepa Riesling. Não é à toa que 84% dos vinhedos locais estão dedicados a essa variedade. A segunda uva mais cultivada, com 11% de participação, é a Pinot Noir, que é conhecida pelo sinônimo Spätburgunder, ou ainda Blauer Spätburgunder.

Os vinhos de Rheingau costumam ser encorpados, e são conhecidos pela elegância, picância, caráter frutado e acidez pronunciada.

Um clássico Riesling de Rheingau é seco e traz uma marcante acidez, junto com aromas de frutas cítricas e mineralidade típica.

Merecem destaque também as versões doces de Riesling, produzidas com uvas botritizadas (atingidas pelo fungo Botrytis cinerea, que perfura a pele das uvas, elas perdem muita umidade, e os bagos, atrofiados, ficam com alta concentração de açúcares, ácidos e sabores). Essas versões doces e encorpadas têm aromas que lembram damasco, mel e tangerina.

Já os vinhos de Rheingau elaborados com Pinot Noir, ou Spätburgunder, são marcados pela textura aveludada, pelo corpo e pelos aromas que remetem à amora.

Se possível, coloque Rheingau como o objetivo de destino de umas férias. A região, além dos vinhos, oferece também aos seus turistas festivais de música, e incríveis visitas a aldeias, mosteiros, abadias e castelos. De qualquer maneira, é possível conhecer um pouquinho de Rheingau à distância, por meio da degustação dos maravilhosos vinhos dessa região! Que tal?

Para encerrar, se quiser saber um pouco mais sobre Riesling, essa uva que expressa-se maravilhosamente bem na Alemanha, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.