Côtes de Provence

Esse é um dos nomes mais charmosos do mundo do vinho. Destino de hoje? Provence!

O charme começa pela localização: Provence fica no sul da França, entre os Alpes e o Mediterrâneo. Quase um sonho, que culmina no principal tipo de vinho da região: os rosés.

A história do vinho na Provence começou séculos antes do nascimento de Cristo, com os romanos. Provence, aliás, vem do nome Província Romana. Provence é a mais antiga região vinícola de toda a França!

Assim como em outras localidades, durante a Idade Média a cultura da vinha e a produção do vinho, em Provence, eram mantidos por monges. Aqui, produzia-se vinho não somente para fins religiosos, mas também para comercialização e sustento dos monastérios.

Dos 600 produtores de vinho na região da Provence, mais de 400 deles produzem vinhos rotulados como Côtes de Provence, a maior denominação de origem (Appellation d'Origine Contrôlée, em francês) da região.

Os vinhedos de Côtes de Provence ocupam aproximadamente 20.000 hectares, e são responsáveis por cerca de 120 milhões de garrafas produzidas por ano.

Quase 90% dos vinhos Côtes de Provence são rosés, seguidos de 7% de tintos e 3% de brancos. Provence é, de fato, a região que mais produz rosés em toda a França. Cerca de 40% dos vinhos rosés franceses são da Provence!

Na Provence, o clima é mediterrânico, quente, seco e ensolarado, contabilizando entre 2.700 e 2.900 horas anuais de Sol.

A legislação que regula os vinhos da Provence reconhece oficialmente alguns terroirs específicos, dentro de Côtes de Provence: Côtes de Provence Sainte-Victoire, Côtes de Provence Fréjus, Côtes de Provence La Londe, e Côtes de Provence Pierrefeu.

As uvas predominantes nos vinhos de Côtes de Provence são Grenache, Syrah, Mourvèdre, Cinsault e Tibouren, sendo que essa última destaca-se por ser uma cepa autenticamente provençal.

Um típico rosé de Côtes de Provence tem cor salmão, é leve, frutado, alegre e aromático. E fica ainda mais interessante se servido na temperatura ideal, entre 8 e 10°C.

Esse vinho harmoniza perfeitamente bem com legumes em geral, e com os sabores provenientes do mar. Excelente pedida para acompanhar sushis e sashimis. Perfeito com pratos onde o curry se sobressai. Mas, provavelmente a melhor harmonização de um rosé da Provence não está nessa lista. Esse é um vinho que combina sabe com o quê? Com romantismo!

Não é à toa que Provence foi o local onde Angelina Jolie e Brad Pitt escolheram para produzir seu próprio vinho! Para ler sobre isso, e conhecer outras celebridades que também se aventuram pelo mundo do vinho, clique aqui.

Última curiosidade sobre os vinhos da Provence: apenas 16% deles são destinados ao mercado mundial, porque 84% do total da produção local são consumidos na própria França, sendo que 40% nem sai da Provence! 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.