La Mancha

A terra de Dom Quixote de La Mancha, personagem de Miguel de Cervantes, é também a maior denominação de origem de vinhos, de toda a Espanha.

Na verdade, a extensão territorial de La Mancha é tamanha, que essa é a maior região delimitada para produção de vinhos, do mundo!

Bem no centro da Espanha fica a comunidade autônoma de Castilla-La Mancha. Bem no centro de Castilla-La Mancha, ocupando metade de seu território, fica a região demarcada da denominação de origem La Mancha.

São, ao todo, quase 200.000 hectares de vinhas, ao sul de Madri, espalhadas por 182 municípios espanhóis: 12 na província de Albacete, 58 em Ciudad Real, 66 em Cuenca e 46 em Toledo. Vale acrescentar que a vitivinicultura é a principal atividade econômica de boa parte dessas cidades, aliás.

O clima continental de La Mancha traz consigo temperaturas extremas, que podem alcançar -15°C nas noites de inverno, e sufocantes 45°C nos dias de verão! E, enquanto o número de horas de Sol por ano é alto (cerca de 3.000 horas), o índice pluviométrico é bastante baixo (300 a 400 mm por ano), tornando a irrigação muitas vezes essencial.

Aproximadamente 70% das uvas cultivadas em La Mancha são brancas, e 30% tintas. A branca Airén é, de longe, a mais presente em toda a região, seguida da tinta Cencibel. Outras cepas que destacam-se em La Mancha são as brancas Macabeo e Verdejo, e as tintas Garnacha, Syrah e Cabernet Sauvignon.

A produção total de vinhos denominados La Mancha, em 2014, chegou a mais de 63 milhões de garrafas, sendo que 20 milhões foram destinadas ao mercado internacional. Os maiores importadores dos vinhos de La Mancha são os alemães, os chineses, os holandeses e os americanos.

A diversidade de vinhos produzidos sob o rótulo D.O. La Mancha é grande, desde leves espumantes, passando por brancos e rosés de grande qualidade, e chegando a tintos excelentes. Uma característica comum aos vinhos dessa denominação é a riqueza de nuances aromáticas, consequência dos baixos rendimentos das vinhas.

Os vinhos de La Mancha viram sua qualidade crescer muito, nos últimos anos. Engana-se, e muito, quem ainda subestima os rótulos dessa denominação, atualmente. Desde o início do século 21, salta aos olhos a modernização nas vinhas, e nas mais de 300 vinícolas da região.

Fique de olho em vinhos rotulados com a denominação de origem La Mancha. Afinal, nem só de Priorato, Rioja e Ribera del Duero vive a Espanha!

Falando em “vive a Espanha”, viva a Espanha!

Então, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos espanhóis, clique aqui.

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.