Wachau

Um patrimônio mundial da humanidade, segundo a UNESCO. Uma das mais famosas e respeitadas regiões vitícolas da Áustria. Bem-vindos à Wachau!

Wachau situa-se no Vale do Rio Danúbio, o segundo maior rio da Europa. Uma curiosidade: sabe o que significa o nome Danúbio? Rio. Seria uma espécie de Rio Rio, então...

Voltando a Wachau. Os vinhedos dessa denominação de origem ocupam 1.350 hectares, boa parte organizados em terraços íngremes, herança dos monges medievais da Bavária, e bem característicos da espetacular paisagem natural desse local.

A paisagem de Wachau também é notória pelo Castelo Kuenringer, onde o rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão foi mantido como prisioneiro entre os anos de 1192 e 1194. O castelo está localizado no pequeno município de Dürnstein, um típico vilarejo da Idade Média, onde vivem atualmente cerca de 900 habitantes.

As principais uvas da região são Grüner Veltliner e Riesling, que em Wachau produzem alguns dos melhores vinhos brancos de todo o mundo. Alguns Grüner Veltliner se comparam a grandes vinhos da Borgonha, em complexidade e longevidade, enquanto os melhores Riesling de Wachau equiparam-se a fantásticos Gran Crus alsacianos.

Desde a década de 1980, existe um código próprio, elaborado pela associação de produtores locais Vinea Wachau, para classificar o estilo dos vinhos brancos produzidos nessa denominação:

 Steinfeder é o nome que identifica os vinhos leves e aromáticos, com teor alcoólico inferior a 11,5%. Esse nome significa “pena de pedra”, e é como se chama a grama que cresce nos terraços de Wachau.

 Federspiel é o nome dado para a maioria dos vinhos da região, cujo teor de álcool está entre 11,5% e 12,5%. Federspiel significa falcoaria, ou seja, a arte de adestrar falcões para a caça. 

 Smaragd é como chamam-se os potentes, encorpados e estruturados vinhos com teor alcoólico superior a 12,5% (alguns chegam até a mais de 15% de álcool). Esses vinhos têm potencial de envelhecimento de até mais de 20 anos, em seus melhores exemplares. Smaragd, que significa esmeralda, nesse caso refere-se a um lagarto verde comum nos terraços de Wachau.

Um típico Grüner Veltliner de Wachau é um vinho inesquecível e exótico, marcado por notas cítricas bem picantes, devido a sua alta acidez. Aceita uma dica de harmonização? É uma excelente escolha para acompanhar sashimi de atum com wasabi. E, é claro, esse também é um vinho perfeito com um dos pratos mais famosos da cozinha austríaca: Wiener Schnitzel, o que a gente chama por aqui de bife à milanesa!

Para finalizar, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na Áustria, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.