Riviera Ligure di Ponente

A Ligúria é uma região no noroeste da Itália, banhada por uma parte do mar Mediterrâneo que é conhecida como mar Lígure. E hoje o vinho vem de uma denominação exatamente de lá...

E, de todas as denominações de origem da Ligúria, Riviera Ligure di Ponente é a maior, e significa, traduzindo ao pé da letra, “costa ocidental da Ligúria”. Abrange terras nas províncias italianas de Gênova, Savona e Impéria.

No encontro dos Alpes com o Mediterrâneo, a Riviera Ligure di Ponente é marcada pelo terreno montanhoso. A altitude e a influência marítima, aqui, são determinantes para o vinho. As vinhas estão no máximo a 30 km de distância do mar, e a maioria delas fica a 300 m de altitude, podendo chegar, na realidade, até a 800 m acima do nível do mar.

Isso faz, entre outras coisas, que as vinhas recebam o calor ensolarado do Mediterrâneo, e também desfrutem de noites frias. Amplitude térmica, como sabemos, é um fator que proporciona as condições ideiais para complexidade e excelentes níveis de acidez nos vinhos.

Os vinhos rotulados como Riviera Ligure di Ponente são produzidos a partir das uvas tintas Granaccia (Grenache) e Rossese, e das brancas Moscato, Pigato, e Vermentino.

Existe uma discussão enorme a respeito da semelhança entre Pigato e Vermentino. Uns afirmam que são parentes muito próximas, clones com algumas características que as diferenciam. Por outro lado, outros afirmam que são a mesma variedade.

A Rossese, por sua vez, seria a mesma uva chamada de Tibouren na Provence, e até já haveriam estudos de DNA comprovando. Mas esses nomes ainda não são considerados sinônimos pela OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho). Se quiser ler mais sobre a Tibouren, clique aqui.

Segundo a legislação que disciplina a produção dos vinhos rotulados como Riviera Ligure di Ponente, eles podem ser:

 Riviera Ligure di Ponente Granaccia, incluindo versões superiore e passito

 Riviera Ligure di Ponente Moscato, incluindo versões frisante, colheita tardia e passito

 Riviera Ligure di Ponente Pigato, incluindo versões superiore e passito

 Riviera Ligure di Ponente Rossese, incluindo versão passito

 Riviera Ligure di Ponente Vermentino, incluindo versões superiore e passito

Versão superiore significa menor produtividade por hectare de vinha, e maior volume alcoólico mínimo exigido. Na prática, como sugere o nome, são vinhos de qualidade superior. Versão passito, por sua vez, significa um vinho produzido a partir de uvas secas, uvas passas, produzindo vinhos mais doces e/ou de teor alcoólico mais alto.

Além disso, existem também 5 sub-regiões que podem ser especificadas no rótulo, junto com o nome Riviera Ligure di Ponente, conforme regras específicas: Riviera dei Fiori, Albenganese, Finalese, Quiliano e Taggia.

Apesar de tamanha variedade, e de tantas possibilidades, se precisar eleger um vinho da região para conhecer, escolha um Riviera Ligure di Ponente Pigato ou um Rossese, que são os mais notórios dessa denominação, e os que melhor exprimem esse terroir tão particular.

Um Riviera Ligure di Ponente Pigato é um vinho branco de aroma persistente, com um final de amêndoa. Excelente pedida para uma pasta ao molho pesto. Um Riviera Ligure di Ponente Rossese é um vinho tinto de taninos delicados que combina perfeitamente bem, por exemplo, com o sabor das alcachofras.

É, o mundo do vinho é gigante. Sempre há mais para conhecer...




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.