Sekt

Até uns anos atrás, era comum todo espumante ser chamado de Champagne. Mas a maioria de nós já sabe, a essa altura, que Champagne é uma denominação de origem de espumante, assim como Prosecco, Cava, Franciacorta, Crémant de Loire... E Sekt, o que é?

Sekt é o nome do espumante produzido na Alemanha. Curiosamente, o alemão é o povo que mais consome vinho espumante no mundo, sabia? Ao que consta, dos cerca de 25 litros/per capita de vinho que o alemão consome por ano, 5 litros (20%) correspondem a vinhos espumantes. Não é de se espantar que, também, sejam um dos grandes produtores desse estilo.

O Sekt pode ser produzido tanto pelo método Tradicional, como pelo método de Transferência e também pelo Charmat, sendo esse último o mais utilizado para as produções de maior volume. Para entender a diferença entre esses processos, clique aqui.

 Deutscher Sekt – quando 100% das uvas utilizadas na produção do vinho são de vinhedos alemães.

 Sekt b.A. ou Qualitätsschaumwein b.A. – quando ao menos 85% das uvas são de uma região determinada da Alemanha.

 Winzersekt ou Premium Sekt b.A. – quando 100% das uvas utilizadas pela vinícola são de vinhedos próprios, e os vinhos são sempre produzidos pelo método Tradicional.

 Riesling Sekt – quando aparece o nome da variedade no rótulo do Sekt, significa que essa é a cepa responsável por pelo menos 85% do vinho.

Mais de 10% dos Sekts são varietais, e são bem diferentes entre si. Para quem procura uma acidez mais pronunciada, as dicas são as uvas Riesling ou Elbling. Silvaner ou Kerner produzem um vinho mais neutro, com um requintado buquê. Pinot Blanc (chamada na Alemanha de Weissburgunder) e Pinot Grigio (Grauburgunder) são responsáveis por vinhos Sekt mais encorpados. As cepas Huxelrebe, Morio-Muskat e Gewürztraminer oferecem espumantes mais aromáticos.

Mas nem só de brancos vivem os Sekts varietais. Quando elaborados com a uva Pinot Noir, sob o nome alemão Spätburgunder, um Sekt tinto ou rosé (chamado de Weissherbst) apresenta textura aveludada e notas aromáticas muito características dessa cepa tão conceituada para a elaboração de espumantes.

Que tal um passeio pelos espumantes alemães Sekt? É bem provável que você se surpreenda, muito positivamente. Fica a dica...

Por fim, um esclarecimento. Produtos rotulados como Perlwein não são Sekt. Perlwein é um termo em alemão que identifica um outro tipo de vinho, frisante e não espumante, menos gaseificado, portanto, com pressão atmosférica entre 1 e 2,5 atm. Para ler a diferença entre um frisante e um espumante, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.