Santa Barbara

Essa é considerada uma das áreas vitivinícolas mais bonitas e excitantes da Califórnia, de onde saem alguns dos vinhos mais emocionantes dos Estados Unidos. Bem-vindos à Santa Barbara!

A história da vitivinicultura em Santa Barbara é antiga, tendo começado antes dos norte-americanos anexarem a Califórnia, depois de uma guerra com o México.

Mas, mesmo tendo visto seu início ainda no final do século 18, a vitivinicultura de Santa Barbara viu sua era moderna começar somente a partir da década de 1960, com o estabelecimento de vinhedos e vinícolas comerciais, muitos anos depois do fim da Lei Seca. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui

Cerca de 90 minutos ao norte de Los Angeles, Santa Barbara é responsável por um dos melhores Pinot Noirs americanos. O Pinot Noir de Santa Barbara é marcado por aromas de morangos com notas de ervas, e é reconhecidamente elegante e equilibrado.

Mas, na verdade, a variedade de solos e micro-climas fazem de Santa Barbara um local muito acolhedor para o cultivo de diversas cepas. As mais cultivadas são, em ordem decrescente, Chardonnay, Pinot Noir, Syrah e Sauvignon Blanc.

Atualmente, em Santa Barbara, são mais de 190 vinícolas, e 5 American Viticultural Areas (AVA), a denominação de origem da legislação americana:

 Santa Maria Valley, onde uvas Chardonnay e Pinot Noir de qualidade excepcional se destacam.

 Santa Ynez Valley, onde temperaturas frias próximas à costa são ideais para Pinot Noir, e temperaturas mais quentes no interior são perfeitas para Cabernet Sauvignon e Merlot.

 Sta. Rita Hills, onde a influência marítima no clima favorece o cultivo da Chardonnay, Pinot Noir e Syrah.

 Happy Canyon of Santa Barbara, onde o clima mais quente favorece a maturação completa da Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot...

 Ballard Canyon, localizado bem no centro do Santa Ynez Valley, aqui destacam-se Syrah, Grenache, Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, além das brancas Sauvignon Blanc, Viognier e Roussanne.

Além disso, vale destacar a área de Los Alamos Valley, que embora não oficializada como uma AVA, merece toda a atenção dos apreciadores de vinho! 

Aos que ainda têm certo preconceito com vinhos californianos, uma observação bastante relevante: os vinhos de Santa Barbara são notoriamente equilibrados, sem nenhuma associação com o alto teor de álcool típico de alguns climas mais quentes. Experimente, e confirme.

Curiosidade para encerrar? O filme Sideways – Entre Umas e Outras (2004), despertou a curiosidade de muitos enófilos para Santa Barbara. Nesse filme clássico do mundo do vinho, dois amigos viajam pelas vinícolas da Califórnia. Se quiser conhecer mais filmes relacionados ao vinho, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.