Pla i Llevant

Nome estranho, para dizer o mínimo. Então, vamos começar tentando decifrá-lo... 

Pla i Llevant é uma denominação de origem espanhola de vinhos produzidos na Ilha de Maiorca, localizada no mar Mediterrâneo, no arquipélago das Ilhas Baleares, onde o catalão é a língua nativa, dividindo com o espanhol o estatuto de língua oficial.

Pla i Llevant, em catalão, quer dizer “Plano e Leste” em português. Isso porque a região demarcada localiza-se na planície costeira do leste da ilha. Vale ressaltar que os vinhedos em Pla i Llevant estão situados a menos de 100 m de altitude, praticamente ao nível do mar.

O clima em Pla i Llevant é tipicamente mediterrâneo, com sol abundante e muita brisa do mar, invernos brandos e verões muito quentes, que rendem colheitas de grande qualidade.

A amplitude térmica observada na ilha é resultado direto do que se chama “embat”. O vento sopra do mar para o centro da ilha durante as horas de maior insolação, e na direção oposta no período noturno. Isso faz com que as videiras refresquem-se, favorecendo a maturação das uvas, além de também umedecer e salinizar as vinhas.

A denominação de origem Pla i Llevant, oficialmente existente desde 1999, agrupa 18 municípios da ilha. Mas ao todo, são apenas 402 hectares de vinhedos, o que equivale a aproximadamente 20 estádios do tamanho do Maracanã, onde 62 viticultores cultivam uvas, que são processadas em 13 vinícolas.

As cepas brancas autorizadas pelo conselho que regula a denominação são: Chardonnay, Moscatel de Grano Menudo (Branca ou Branca de Pequenos Bagos), Moscatel de Alejandría (Alexandria), Parellada, Riesling, Viognier, e as autóctones Premsal Blanc e Giró Ros. 

As variedades tintas, por sua vez, são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Monastrell, Pinot Noir, Syrah, Tempranillo, e as autóctones Callet, Mantonegro, Fogoneu e Gorgollassa.

Apesar do grande número de castas internacionais, é a mistura delas com as variedades autóctones que simboliza toda a riqueza da ilha e dos vinhos dessa denominação. Para entender melhor o que são uvas autóctones, clique aqui.

A produção dos vinhos de Pla i Llevant é pequena, de cerca de 1,6 milhão de garrafas ano, sendo 17% de vinhos rosés, 35% brancos, e 48% tintos.

Degustar um vinho rotulado como Pla i Llevant é, sem dúvida, uma experiência exótica. Seja ele de que estilo for, um vinho tranquilo, um frisante, um espumante ou um vinho de sobremesa, o que vale, nesse caso, é a experiência tão peculiar, de estar nessa ilha, sem estar de fato lá...

Aceita o convite?

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.