Brachetto D'Acqui

Uma denominação de origem cheia de graça e com uma lenda sem igual. O vinho? Surpreendente. Pronto, venha conhecer Brachetto d’Acqui.

Onde fica? Na Itália. No Piemonte, noroeste do país. Mais especificamente nas províncias de Alessandria e Asti, numa área que abrange 26 comunas italianas.

Típico da região do pé dos Alpes, o clima é marcado por invernos bastante rigorosos e verões quentes. Mas, na verdade, essa região é reconhecidamente uma área com muitas variações de clima e de solo, e, portanto, terroirs e vinhos bastante originais.

A amplitude térmica, aqui, garante o amadurecimento das uvas com o teor de açúcar necessário e com os compostos aromáticos típicos dessa uva.

Qual uva? Brachetto, que deve corresponder a pelo menos 97% da composição desses vinhos. O nome dessa denominação de origem refere-se ao vinho produzido com a cepa Brachetto, na região de Acqui Terme e seus arredores. Acqui Terme é uma comuna italiana com cerca de 19 mil habitantes. Se quiser saber mais sobre a uva Brachetto, clique aqui.

E essa denominação, que já era oficialmente reconhecida desde 1969, tem o título de DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita), o mais alto patamar de qualidade de vinhos na Itália, desde 1996.

Mas como são, afinal, os vinhos rotulados como Brachetto d’Acqui? Esses vinhos, de cor rubi tendendo ao vermelho graná, remetem a flores como rosas, e frutas como morangos, principalmente, e podem ser de 3 estilos distintos:

 Brachetto d’Acqui – um vinho tinto tranquilo, leve, delicado e adocicado.

 Brachetto d’Acqui Spumante – um vinho frisante, adocicado, com espuma fina e persistente.

 Brachetto d’Acqui Passito – um vinho de sobremesa, doce, equilibrado e aveludado.

Todos esses são excelentes companhias para excelentes sobremesas, como tortas de frutas com massas de farinha de amêndoas, por exemplo. Ou então, para sobremesas elaboradas com chocolate e avelãs.

Agora, a tal lenda, sem igual, a respeito dos vinhos Brachetto d’Acqui:

Acreditava-se que o Vinum Acquense, ou seja, o vinho de Acqui, tinha poderes afrodisíacos. Diz a lenda que, na Roma Antiga, tanto Júlio César, como depois Marco Antônio, tinham por hábito presentear Cleópatra com generosas quantidades de Vinum Acquense antes de suas respectivas chegadas, preparando-a, assim, para manter acesa a paixão por eles.

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a relação de Cleópatra com o vinho, clique aqui. Ou então, se quiser ler mais sobre espumantes ou frisantes tintos, como o Brachetto d’Acqui Spumante, clique aqui.

E saúde! Com uma taça de Brachetto d’Acqui!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.