Superiore di Cartizze

Quando você acha que conhece excelentes espumantes de diversas partes do mundo, alguém abre uma garrafa de Superiore di Cartizze, para mostrar que ainda há muito a conhecer...!

Pense em uma pirâmide que começa lá embaixo, com espaço para quem gosta de espumante. Subindo um pouco, encontramos a faixa da pirâmide para quem gosta de Prosecco. Quase no topo está o lugar de quem gosta de Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore, produzido em uma região bem específica da denominação, a 50 km de Veneza.

Mas e a pontinha da pirâmide? Aqui está reservado para os apreciadores do melhor Prosecco de todos, Cartizze. Ou melhor, Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore di Cartizze. Ou, simplesmente, Superiore di Cartizze.

Como você já percebeu, estamos na Itália. Região do Vêneto. Em uma parte da comuna de Valdobbiadene, onde ficam as aldeias de Saccol, Santo Stefano e San Pietro di Barbozza. Em uma zona montanhosa chamada, adivinhe, Cartizze.

Para que um vinho possa ser rotulado como Superiore di Cartizze, seus vinhedos devem estar nessa exclusiva e restrita área de apenas 106 hectares (mais ou menos 5 estádios do tamanho do Maracanã), marcada por colinas muito íngremes, completamente viradas para o Sul.

Aqui estão os solos mais antigos e mais disputados de toda a denominação de origem Prosecco, que feitos de calcário argiloso e arenito branco, fornecem excelente drenagem, permitindo que as videiras cresçam de maneira equilibrada. Esses solos, junto com o ameno microclima, criam as condições ideais para a produção de vinhos com características únicas.

Produzido com a uva Glera, e pelo método Charmat, um Superiore di Cartizze tem cor amarela palha com reflexos dourados, e apresenta bolhas minúsculas e delicadas, que formam uma camada de espuma aveludada. É um lindo espumante para se admirar, sem dúvida.

No nariz, ele apresenta aromas muito complexos, que lembram maçãs, peras, pêssegos, damascos e frutas cítricas, com notas florais de rosas. Na boca, ele ainda apresenta um final amendoado, em meio a tantos sabores finos e elegantes. Chamam a atenção, também, sua qualidade mineral e sua persistência. Para entender melhor esses conceitos, clique aqui e aqui.

Uma dica para que a degustação de um Superiore di Cartizze seja ainda mais impecável. Deixe esse vinho armazenado a aproximadamente 4°C, para conseguir servi-lo entre 6 e 8°C. Quanto mais próximo desse intervalo, mais finas serão as bolhas.

Nossa dica especial de harmonização? Acompanhando uma sobremesa de mil folhas, fresquinha e crocante.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.