Saumur

Esse é o nome de uma comuna francesa de menos de 30.000 habitantes, que fica no Vale do Loire. É a terra natal da famosa estilista Coco Chanel (1883-1971). E também é o coração de uma denominação de atraentes vinhos!

Em Saumur, duas uvas brilham como estrelas: Chenin Blanc e Cabernet Franc. Mas aqui também cultiva-se Chardonnay, Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon, entre outras.

Até poucos anos atrás, o maior destaque de Saumur eram incontestavelmente seus espumantes. Atualmente, em compensação, os vinhos tintos secos disputam para serem os mais respeitados dessa denominação.

Entenda os principais rótulos de Saumur:

 Saumur Rouge, vinho tinto seco e leve, produzido principalmente com Cabernet Franc. As uvas Cabernet Sauvignon e Pineau d'Aunis também são permitidas, mas podem representar, juntas, no máximo 30% do vinho. Refrescante e aromático, um Saumur Rouge remete a violetas e a ameixas com notas de pimenta e de lápis recém-apontado. Se você achou esse um cheiro estranho para encontrar em um vinho, vai se divertir lendo sobre outros aromas “diferentes”, clicando aqui.

 Saumur-Champigny Rouge, alguns tintos levam essa expressão sinalizando que são especificamente das comunas de Saumur e Champigny, ou de seus vizinhos colados. Normalmente são 100% Cabernet Franc, mas podem ser compostos por 10% de Cabernet Sauvignon ou Pineau d'Aunis.

 Saumur Rouge Puy-Notre-Dame, alguns tintos levam essa expressão para indicar que são de uma área específica no sul de Saumur, e que são compostos por pelo menos 85% de Cabernet Franc, e no máximo 15% de Cabernet Sauvignon, não sendo permitida a uva Pineau d'Aunis.

 Cabernet de Saumur, vinho rosé produzido em pequena escala, com Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

 Saumur Blanc, vinhos brancos tranquilos, que representam uma pequena parcela dos rótulos da denominação, e são produzidos exclusivamente com a uva Chenin Blanc.

 Coteaux de Saumur, vinho de sobremesa elaborado com super amadurecidas uvas Chenin Blanc.

 Saumur Brut, o espumante que tornou notória a região de Saumur, e que ainda atualmente é o vinho mais produzido na região. Elaborado necessariamente pelo Método Tradicional, e principalmente com Chenin Blanc, mas também com Chardonnay e Sauvignon Blanc. Os aromas mais associados a esses vinhos são flores brancas e brioches.

 Saumur Brut Rosé, a versão cor-de-rosa desse espumante, com a adição de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon ou Pineau d’Aunis.

Finalizando com curiosidades: O castelo de Saumur é um dos mais famosos da França. Foi construído com a mesma pedra calcária do solo da região, a mesma que está, portanto, por baixo das videiras de Saumur. E os túneis por baixo da construção agora abrigam adegas com suas garrafas...

E, se você quiser ler mais sobre Chenin Blanc, clique aqui. Ou então, para saber mais sobre Cabernet Franc, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.