Islas Canarias

As Ilhas Canárias são um arquipélago localizado no continente africano, perto do litoral marroquino, mas que fazem parte do território espanhol.

A viticultura chegou às Ilhas Canárias em 1492, levada por colonizadores de várias origens: Espanha, Portugal, Flandres (região localizada na França, Holanda e Bélgica), Gênova... Por conta disso, as Ilhas Canárias contam com vasta diversidade de cepas e de práticas de cultivo.

Com uma área ligeiramente maior que o Distrito Federal, no Brasil, as Ilhas Canárias abrigam vinhedos de mais de 80 diferentes variedades de uvas!

E, mesmo sendo um território tão reduzido em tamanho, estão presentes tanto o clima subtropical, como o continental, muito próximos um do outro.

Com esse cenário climático, existem condições ideias para diferentes cepas, e essa característica natural das Ilhas Canárias também é um fator importante para explicar tamanha variedade de castas cultivadas lá.

Claro que os estilos de vinhos rotulados como Islas Canarias, por consequência, também são muitos, passando ou não por barril, variando de secos a doces de sobremesa ou então de tranquilos a espumantes, passando ou não por maceração carbônica, etc.:

 Vinhos brancos, produzidos preferencialmente com as uvas Bermejuela (também chamada de Marmajuelo), Doradilla, Forastera Blanca, Gual, Malvasía Aromática, Malvasía Volcánica, Moscatel de Alejandría, Sabro, Verdello, Vijariego Blanco (também chamada de Diego).

 Vinhos rosés, elaborados com diversas castas, com destaque especial para os excelentes exemplares produzidos com a uva Listán Negra.

 Vinhos tintos, vinificados a partir, principalmente, das uvas Castellana Negra, Listán Negro, Malvasía Rosada, Negramoll e Tintilla.

Curiosidade: As Ilhas Canárias ficaram totalmente isentas da praga da filoxera, que foi a maior tragédia do mundo do vinho, até hoje. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Para encerrar, se quiser conhecer outros vinhos provenientes das Ilhas Canárias, leia sobre a denominação de origem Lanzarote, clicando aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.