Polêmica pouca é bobagem!

Reunimos, aqui, algumas das polêmicas que já abordamos em outros artigos, para você se divertir, e refletir. Ou refletir, e se divertir...!

 Quando o assunto é a rolha...

A tradição nos diz que a garrafa de vinho deve ser fechada com uma rolha de cortiça natural. Mas as tradições não são verdades absolutas, e podem, e muitas vezes até devem, ser contestadas, ou colocadas à prova.

Quer ver uma discussão acalorada? Defenda o uso de rolhas sintéticas, em vez de rolhas de cortiça natural. Se quiser entender mais sobre esse assunto, clique aqui.

E quando nem rolha há? O que dizer das tampas de rosca, que são utilizadas na grande maioria dos vinhos australianos e neozelandeses, mas ainda são tão questionadas? Sabia que há quem defenda seu uso, inclusive para vinhos de guarda? Para ler sobre isso, clique aqui.

 E quando não tem garrafa?

Essa é uma polêmica das boas. Será que a garrafa é a única embalagem condizente com a bebida de Baco? Por que não pensar em alternativas mais econômicas, como as embalagens bag-in-box? Conheça-as, e forme sua opinião, clicando aqui.

Outra opção, bem versátil para o consumo individual, são as latas de alumínio. Antes de torcer o nariz, que tal ler sobre esse assunto, clicando aqui?

 Quando a polêmica está na produção!

Agora vamos dar dois exemplos conflitantes entre si. O primeiro é a favor da tradição, questionando novos métodos mais modernos. No segundo, em compensação, a dúvida: será que a modernidade não vale a pena?

Vamos lá. A tradição diz que o contato do vinho com o carvalho se dá por meio dos barris onde ele é armazenado. Porém, barris acarretam grandes custos aos produtores, e alternativas como lascas de carvalho, e até carvalho em pó, estão crescendo em popularidade. Para ler sobre isso, clique aqui.

Agora, questionando a tradição, uma pergunta: a pisa das uvas é um processo higiênico, ou deveria ser abolida por uma questão de segurança sanitária? Entenda, clicando aqui. E, para ler mais sobre essa tradição, muito valorizada principalmente nos vinhos portugueses, clique aqui.

 Quando o assunto é religião...

Existe uma polêmica em torno da presença bíblica do vinho. Há quem afirme se tratar, na verdade, de um suco de uva ainda não fermentado e, portanto, não alcoólico. Independentemente da crença religiosa de cada um, conheça alguns dos argumentos, de ambos os lados, clicando aqui.

 Por fim, quando alguém faz diferente!

O que você acha de uma pedrinha de gelo dentro da taça de vinho? Há quem se ofenda muito quando alguém faz isso... Mas algumas pessoas têm esse hábito, sim. Leia mais sobre isso, antes de condená-las, clicando aqui.

Essas são somente algumas, das muitas polêmicas que envolvem o vinho. E, para falar a verdade, essas polêmicas tornam o vinho ainda mais interessante, não é mesmo?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.