O que você precisa saber sobre espumantes

Há quem diga que esse é o estilo de vinho mais charmoso de todos. Que tal saber mais, então, sobre esses vinhos? 

 A origem

Houve uma época em que o senso comum só considerava bom, de verdade, um espumante que fosse francês. Isso deve-se, é claro, à excelente fama dos rótulos de Champagne. Hoje, felizmente, muitos espumantes de excelente qualidade são produzidos, mundo afora. É o caso do Prosseco e da Franciacorta, na Itália, da Cava na Espanha, do Sket na Alemanha, e também dos espumantes brasileiros, cada vez mais elogiados pelos especialistas e reconhecidos em premiações internacionais.

 A temperatura

A temperatura ideal para servir vinhos espumantes é entre 6 e 8°C, de maneira que estejam refrescantes, mas que não tenham seus aromas inibidos, o que acontece quando os vinhos ficam em temperaturas excessivamente baixas.

 Abrindo a garrafa

Apesar de não precisar de saca-rolhas, abrir um vinho espumante corretamente ainda é considerado um desafio, em função da pressão interna da garrafa. Estourar um vinho espumante pode ser emblemático, mas na maioria das vezes não queremos que o espumante transborde, quer seja pela sujeira, quer seja pelo desperdício. Então, se quiser ver dicas, para não fazer feio nessa hora, clique aqui.

 A taça

As taças mais comuns para se servir vinhos espumantes são as chamadas flute. Mas as taças tulipa estão ganhando espaço, por serem consideradas, atualmente, as mais indicadas para apreciar as bolhas e concentrar os aromas. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

 Servindo o vinho

Ao servir um vinho espumante, seja em taça flute ou tulipa, o vinho pode ocupar até 70%, ou até mesmo 90% da capacidade da taça. Obviamente isso não deve ser feito se você estiver usando taças “normais”, de vinho branco ou tinto, pois elas costumam ter um tamanho muito maior, visto que os vinhos tranquilos precisam de espaço livre na taça, para poderem ser girados e aerados.

E, para que o vinho não transborde, sirva-o em um filete fino, esperando a espuma baixar um pouco, enquanto preenche a taça.

 A harmonização

O vinho espumante está entre os mais versáteis, de todos os vinhos. Combina com aperitivos em geral, mas pode ser servido durante toda a refeição, chegando até a hora da sobremesa. Tem a elegância necessária para acompanhar cardápios finos, mas harmoniza perfeitamente bem até com pipoca. É perfeito com comida japonesa, mas também tem a acidez ideal para ser um bom parceiro de uma boa feijoada.

Esse estilo de vinho costuma agradar a todos. É até difícil lembrar de alguém que seja totalmente avesso ao prazer de um bom vinho espumante, não é mesmo?

Então, saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.