Para ser bom, tem que ser caro?

Esse é um assunto interessante de discutir, além de polêmico. Será que só tem vinho bom, quando o preço é alto? De jeito nenhum!

É possível, sim, produzir excelentes vinhos a preços bastante acessíveis. Como? Empregando, com parcimônia, alguns princípios que, quando levados ao extremo, podem comprometer, e muito, a qualidade final do vinho. Mas, com sabedoria e experiência, podem, sim, favorecer a composição de custos do produto... Veja alguns deles:

 Com ganhos de rendimento, quando os vinhedos são plantados com alta densidade por hectare, e as vinhas são preparadas de maneira que produzam grande quantidade de cachos por planta, e não são realizadas podas pré-colheita. Vale ressaltar que nem todas as variedades se adaptam a altos rendimentos.

 Com ganhos de processo, com colheitas sendo realizadas mecanicamente, com processos mais curtos de amadurecimento, e até mesmo com a terceirização de algumas etapas da produção.

 Com ganhos de escala, quando grandes produtores têm boas negociações com seus fornecedores, em função do alto volume de insumos adquiridos para seus processos.

Isso significa que somente os vinhos produzidos, e comercializados, em massa são baratos? Não, de jeito nenhum, de novo! Como?

Aqui vem, talvez, alguns pulos do gato.

 O tal segundo vinho. Procure por vinhos desconhecidos de vinícolas pequenas porém renomadas. Um bom produtor, notório por um excelente vinho, dificilmente vai decepcionar em seus outros rótulos, de preços mais interessantes.

 Outras safras. Quando um vinho é bem pontuado por algum crítico famoso, existe uma certa valorização no preço de mercado dessa garrafa. Que tal procurar, então, o mesmo vinho, mas de uma safra diferente? Se quiser ler mais sobre o impacto de boas pontuações no preço de mercado dos vinhos, clique aqui.

 Estoques antigos. Em alguns pontos de venda, com estoques mais antigos, o reflexo de eventuais variações cambiais costuma ser menor.

O importante é ter em mente que existe vinho bom para todos os bolsos, gostos e ocasiões. E ter em mente, também, que um bom vinho pode, mas não precisa, ser mais caro que a refeição que ele acompanha!

O importante é degustar o vinho que lhe dá prazer!

Mas, como avisamos antes, trata-se de um assunto polêmico... E alguém está com a razão, nessa história? Sim, todos aqueles que bebem o que gostam, e ponto final!





Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.