Presenteando com vinho

Vinho sempre foi, e sempre será, um bom presente.

Para um aniversariante enófilo. Para um namorado romântico. Ou então, para um anfitrião. Agradecer o convite e a hospitalidade de alguém, levando uma garrafa de vinho, é sempre uma gentileza. Mas como escolher qual vinho levar?

Acerte em cheio na escolha, com algumas dicas muito simples:

 Espumante é sempre uma boa pedida. Se for um Champagne, então, nem se fala. O apreço por um bom vinho espumante é quase uma unanimidade entre enófilos. Para não fazer feio, procure um rótulo de um produtor conhecido e respeitado.

 Optar por uma vinícola de primeiríssima linha tem suas vantagens. Além de valorizar o seu presente, há uma questão de segurança nessa escolha. Esses produtores costumam se desfazer de safras não satisfatórias, em vez de engarrafá-las, justamente prezando pela reputação de seu nome.

 Mas também é muito charmoso buscar o novo, na hora de presentear. Que tal um vinho desconhecido, de um produtor bem pequeno e artesanal? Ou então, uma variedade exótica de uva? Ou um país de origem pouco usual? 

 Outra excelente ideia, que mostra ao seu presenteado todo o seu apreço na escolha do vinho, é buscar uma garrafa de edição limitada.

 Um gesto de muita gentileza, sem dúvida, é presentear com uma garrafa trazida pessoalmente de uma viagem.

 Para diferenciar o seu presente, você pode também optar por levar vinhos de sobremesa, que são elegantes e menos comuns. Por que não um Icewine, charmoso vinho produzido com uvas congeladas? Para ler mais sobre isso, clique aqui.

 Chegou à loja, e não tem a menor ideia de que uva escolher? No caso dos brancos, Chardonnay é uma escolha tradicional, enquanto Pinot Grigio é uma mais ousada. Ambas, porém, combinam bem com a maioria dos alimentos e paladares. No caso dos tintos, Cabernet Sauvignon é sempre Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas. Merlot é considerado um tinto fácil de beber. E Primitivo é uma uva que está muito na moda.

 Por fim, levar uma água mineral diferenciada, de qualidade premium, pode ser uma gentileza interessante e fora do lugar comum, se o presente for para um anfitrião, que já deve ter providenciado todos os vinhos que pretende servir na ocasião.

Ah, mas e quando a gente é o anfitrião, ou o presenteado? O que fazer com o vinho? Temos que abrir a garrafa recebida de presente, ou podemos guardá-la para outra ocasião?

Como não há certo e errado, vamos pela lógica. Se a o vinho chegar refrigerado ou até mesmo decantado, significa que o visitante espera que seu presente seja, sim, apreciado naquele momento. Se não for o caso, e se o vinho chegar, por exemplo, embalado para presente, pode ser guardado para outro momento. Mas sempre é bom perguntar, depois de ler o rótulo e agradecer, se quem deu gostaria de prová-lo.

Vinho é tão bom que a gente gosta de receber de presente, mas também é um prazer escolher uma boa garrafa para presentear, percebeu?

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.